Federações empresariais apoiam decisão do governo de não decretar lockdown no Estado

Federações empresariais apoiam decisão do governo de não decretar lockdown no Estado

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 14/07/2020)

A decisão do governo catarinense, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, de não decretar lockdown no Estado, nem mesmo nas regiões mais atingidas por casos de Covid-19 e com sistema de saúde quase lotado, tem o apoio do setor produtivo catarinense, conforme manifesto emitido nesta terça-feira pelo Conselho das Federações Empresariais (Cofem). A entidade disse que apoia as novas medidas de isolamento social, considerando as realidades regionais e municipais.

-A superação deste momento difícil exige que, seguindo rigorosos protocolos de segurança, adequados a cada atividade e região, possamos proteger vidas em primeiro lugar, os empregos e as empresas dos catarinenses. Reiteramos a necessidade da ação cooperativa de todos os entes federativos para que possamos vencer o mais rápido possível mais este desafio diz a nota da entidade.

Além da manifestação coletiva sobre as medidas anunciadas nesta segunda-feira, o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, opinou sobre o tema em vídeo divulgado nesta tarde.

– Estamos de acordo com a decisão do governo do Estado em não decretar isolamento total da população de Santa Catarina. O mais importante é seguir os protocolos de segurança, garantindo a saúde das pessoas e mantendo os empregos e as empresas do Estado de Santa Catarina – afirmou o industrial.

O presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt, disse que os protocolos de segurança contra a Covid-19 deverão ser rigidamente obedecidos e fiscalizados pelos setores competentes do setor público.

– O lockdown preocupa, pois as empresas não suportariam mais esse fechamento da economia- afirmou Breithaupt.

Fazem parte do Cofem as federações da Indústria (Fiesc), Agricultura (Faesc), Comércio (Fecomércio), Transportes (Fetrancesc), Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Associações Empresariais (Facisc), e das Micro e Pequenas Empresas (Fampesc), além do Sebrae-SC.