07 jul Equipe Biorrefinaria de Algas, formada majoritariamente por alunos da UFSC, vence o Innovathon Brasil
Da Coluna de Leo Coelho (NSC, 06/07/2020)
O objetivo do evento online é inspirar o desenvolvimento de soluções técnicas e operacionais criativas e viáveis, que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Este ano em Santa Catarina, tivemos um aumento de 50% das praias estavam impróprias para banho por causa do esgoto. A nossa solução vai despoluir as águas contaminadas por esgotos utilizando macroalgas filtradoras, e a biomassa produzida por essas algas será utilizada como matéria prima sustentável para a produção de biopolímeros. A biorremediação por algas é uma técnica já conhecida, a grande inovação da nossa proposta é a criação de uma cadeia de valor regenerativa, que vai muito além da biorremediação. As algas serão cultivadas em consórcio com a produção de ostra, beneficiando a produtividade da ostra e a biomassa gerada na remediação será transformada em produtos sustentáveis”, explica Mariele Canal Bonfante.
Também integram a equipe: Henrique de Medeiros Back, doutorando do PGMAT; Lyllyan Santos Rocha mestranda do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia; Edilene de Souza Leite, graduanda em Ciências Biológicas; Matheus Joaquim Wolf, graduando em Engenharia de Materiais; e Ronaldo Martins Glufke, egresso do curso de Design e atualmente professor na UFSM. Todos têm ligação com a UFSC, assim como a equipe de apoio, composta pelos Professores Luiz Salomão R. Gomez, Orestes E. Alarcon e Paulo Horta; e Mirelle Dogenski, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Alimentos. O mentor da Biorrefinaria de Algas é Victor Gonçalves, Head de Inovação e Agilidade do Grupo Verity, além de docente em duas universidades.