07 jul Entenda a situação das aulas das universidades em Santa Catarina
Começou valer nesta segunda-feira (6) a portaria que regulamenta os protocolos para o retorno das atividades práticas nas unidades de ensino superior e cursos técnicos em Santa Catarina. No entanto, apenas a Univali deve retornar com aulas presenciais ainda neste ano.
Vale lembrar que as aulas presenciais nas redes privada e pública, nas esferas municipal, estadual e federal, incluindo educação infantil, ensino fundamental, nível médio e EJA (educação de jovens e adultos) seguem suspensas até o dia 2 de agosto.
A portaria 447/2020 autoriza a realização de atividades presenciais de ensino superior em estabelecimentos acadêmicos públicos e privados, inclusive em nível de pós-graduação.
UFSC
A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) informou na última terça-feira (30) que não retomará o ensino presencial durante o ano de 2020.
Segundo nota da instituição, a medida vai seguir enquanto não houver condições sanitárias epidemiológicas que garantam a segurança da comunidade universitária.
A unidade segue estudando as melhores condições para iniciar o ensino a distância. O primeiro passo foi um estudo das condições da comunidade universitária e as aulas EaD (Ensino a Distância) deverão ser regulamentadas após decisão do Conselho Universitário que deve acontecer no dia 17 de julho.
Udesc
A Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) também está priorizando o ensino remoto na graduação. Por conta disso, o ensino de pós-graduação estava com aulas não presenciais desde o dia 25 de maio. Além disso, não deve adotar aulas presenciais em nenhum nível de ensino.
Uma decisão judicial, nesta segunda-feira (6), obrigou a universidade suspender aulas de pós-graduação. A mesma foi solicitada pela Aprudesc (Seção Sindical dos Professores da Udesc).
Em nota, a Udesc afirmou que “para não haver prejuízo aos alunos da pós-graduação e por discordar da decisão judicial, sob entendimento de que foram obedecidos todos os ritos processuais e regimentais, a Reitoria da Udesc decidiu recorrer da decisão judicial por meio de agravo ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina”.
Com isso, as aulas nos cursos de mestrado e doutorado serão suspensas até que o agravo seja apreciado na Justiça ou até deliberação do Consuni (Conselho Universitário). O assunto já está na pauta da reunião ordinária do conselho, no dia 15 de julho.
(Confira a matéria completa em ND, 06/07/2020)