27 jul Com depoimentos de médicos, Floripa Sustentável e ACM lançam campanha para atendimento precoce da Covid-19
O atendimento das pessoas logo aos primeiros sintomas da Covid-19 pode salvar muitas vidas, em especial neste momento de crescimento exponencial no número de casos e de óbitos em Santa Catarina e Florianópolis. Por isso, com o objetivo de informar a população sobre as novas orientações do Ministério da Saúde, o Movimento Floripa Sustentável e a Associação Catarinense de Medicina (ACM) lançam uma campanha nos veículos de comunicação, com depoimentos de médicos sobre a importância do imediato acolhimento do paciente que apresente os sinais iniciais do novo coronavírus.
A campanha foi apresentada em coletiva à imprensa nesta segunda-feira (27/07), às 10h, com a presença da presidente do Floripa Sustentável, Zena Becker; do coordenador de Marketing, Roberto Costa; dos médicos Ademar José de Oliveira Paes Jr. (presidente da ACM), Anastácio Kotzias (Conselho Regional de Medicina – CRM-SC), Antônio Cesar Cavallazzi (pneumologista) e Joao Ghizzo (ex-secretário da Saúde de SC e diretor da ACM); além de Fernanda Bornhausen Sá, presidente do Social Good Brasil (SGB), que apresentou dados atualizados e projeções sobre a pandemia.
Segundo Bornhausen Sá, o modelo epidemiológico que começou a ser desenvolvido em abril e tem acertado até o momento as suas projeções indica que nas próximas três semanas o número de óbitos em Santa Catarina pode passar de 1200.
Para evitar o pior cenário, o Floripa Sustentável e a ACM estão reforçando a importância de procurar atendimento médico logo nos primeiros sintomas da Covid-19, que envolvem tosse seca, febre, cansaço, dores no corpo, perda de olfato, dor de garganta entre outros menos comuns. O médico tem autonomia e conhecimento para apresentar as opções de tratamento disponíveis e qual a mais indicada para cada paciente.
O tratamento precoce pode salvar vidas, diminuir a necessidade de leitos clínicos e leitos de UTI. Nos primeiros sintomas, procure uma unidade básica de saúde ou consulte um médico através do seu plano de saúde.
A campanha conta com a parceria da ACAERT, ADJORI, ADI e está sendo veiculada nos principais veículos de comunicação de Santa Catarina.