Santa Catarina captura 550 toneladas de tainha em maio

Santa Catarina captura 550 toneladas de tainha em maio

Depois de um ano difícil para a pesca artesanal em Santa Catarina, o primeiro mês da temporada de 2020 trouxe um alento para os pescadores. Somente em maio, 550 toneladas foram capturadas no litoral catarinense, segundo o presidente da Fepesc (Federação dos Pescadores do Estado de Santa
Catarina), Ivo Silva.

Na manhã desta quarta-feira (3), pescadores da praia dos Ingleses, no Norte da Ilha de Santa Catarina, comemoraram um lanço com 40 mil tainhas, o maior deste ano na Capital. “Todos saíram com peixe. Mas é uma incerteza, amanhã pode dar mais ou não dar nada”, diz o pescador Junior Ovídio Pacífico, do Rancho Menino do Rio. No sábado (30), outros 27 mil peixes encheram as redes, na mesma praia.

Outros locais no Estado
Conforme informações dos pescadores, também foram registrados lanços na Praia da Pinheira, em Palhoça, com mais de 21 mil tainhas, nesta quarta. No mesmo local já haviam sido pescadas outras 8.540 unidades na segunda-feira (1).

Na terça (2), foi a vez do Retiro dos Padres, em Bombinhas, no litoral Norte, onde foram contabilizadas 3.058 tainhas; e na Praia brava, Norte da Ilha, com 2.660 peixes.

(Confira a matéria completa em ND, 04/06/2020)