01 jun Safra da tainha em 2020 pode superar a temporada do ano passado
Se depender do resultado desses primeiros 30 dias de pesca da tainha em Florianópolis, é possível afirmar que a safra deste ano vai superar a do ano passado. Pescadores de todas as regiões da Ilha de Santa Catarina têm registrado grandes pescas nos últimos dias. Na manhã do domingo (31) foram pescadas quase cinco mil tainhas na Lagoinha, na Ponta das Canas e na Praia do Gravatá. No sábado (30), foram pegos cerca de 27 mil peixes na Praia dos Ingleses.
A fartura é comemorada em todos os ranchos de pesca. No Campeche, o pescador Amilton Damásio de Andrade, patrão do Racho Fada, puxou no domingo 1.683 tainhas com a ajuda de cerca de 50 pescadores. Para ele o resultado é uma vitória e sinal de que as coisas vão melhorar muito até o final da safra.
O motivo da euforia é que durante todo o período de pesca do ano passado, seu Amilton pescou num único dia 1,2 mil tainhas e só. A experiência deixou tristeza, mas que já foi esquecida. Além dessas mais de 1,6 mil tainhas do domingo, se Amilton havia pescado 220 dias atrás.
(Confira a matéria completa em ND, 01/06/2020)