25 jun “Queremos discutir o mais breve possível”, diz vereador que tenta sustar restrições em Florianópolis
O vereador Miltinho Barcelos (DEM) tenta suspender parte das restrições definidas pela prefeitura de Florianópolis, com validade a partir desta quarta-feira (24), no enfrentamento ao coronavírus. O parlamentar protocolou um Projeto de Decreto Legislativo na Câmara Municipal e espera que a discussão ocorra rapidamente. Antes de votação em plenário, o projeto precisa passar por três comissões.
— O projeto foi lido na sessão de ontem, precisa tramitar nas comissões de Constituição e Justiça, Trabalho e da Saúde. Estamos conversando com os colegas vereadores, que recebem a proposta de forma sensível. Queremos discutir o mais breve possível nas comissões e votar. Se deixarmos seguir o rito, pode levar muitos dias — afirma o parlamentar.
Ouça a entrevista com o vereador Miltinho Barcelos:
Apesar de discordar das novas restrições impostas pela prefeitura, em especial nos aspectos relativos às atividades comerciais, o vereador Miltinho Barcelos defende uma linha de prevenção à pandemia de coronavírus. O parlamentar acredita que o avanço da doença no município está ligado a outros comportamentos da população. A ideia é retornar à forma de combate que era adotada até esta terça-feira (23).
— Comecei a conversar com as entidades empresariais da cidade e o setor produtivo para entender a preocupação deles e como estava sendo feita a prevenção. Nosso entendimento é que o aumento da contaminação não é exclusivamente ligado ao fato dos shoppings e comércios estarem funcionando, mas devido a aglomerações em praias, praças e festas. Nosso objetivo é suspender o artigo quarto pra que possamos retornar à definição anterior — confirma.
O projeto divergente da decisão do prefeito Gean Loureiro vem de um vereador do mesmo partido do chefe do executivo municipal, o Democratas. Ainda que seja da base governista, Miltinho Barcelos defende a autonomia do legislativo em ter um entendimento diferente. O parlamentar permanece no grupo que apoia a prefeitura, apesar da divergência.
— O Gean possui uma base consolidada, sólida, de vereadores que acreditam no trabalho do prefeito. Sou um destes. Mas ele sempre limitou o que é poder executivo e legislativo. Sou legislador e é meu dever ter iniciativas como esta. O prefeito sempre respeitou nossas atitudes e nós as dele. É um debate entre dois poderes — comenta.
(CBN, 24/06/2020)