“Fim de semana foi uma piada”, diz secretário de saúde de Florianópolis

“Fim de semana foi uma piada”, diz secretário de saúde de Florianópolis

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 22/06/2020)

O secretário de Saúde em Florianópolis, Carlos Alberto Justo da Silva, conhecido como Dr. Paraná, está preocupado com o aumento nos casos de coronavírus na Capital. Além disso, a percepção de que grande parte das pessoas tem de que a pandemia já passou é alvo de apreensão.

— O final de semana foi uma piada.As pessoas nos restaurantes, em grupos, sem máscaras. Como se come e bebe sem máscara? As pessoas não tem a mínima noção das consequências disso.

Nesta segunda-feira, às 13h, haverá uma reunião com o prefeito Gean Loureiro para tratar de novas medidas de restrição. O secretário alerta que a situação na Capital pode ser melhor controlada.

— Na Grande Florianópolis não está havendo controle. Florianópolis não tem 500 mil habitantes. Tem 1 milhão. As pessoas vêm trabalhar aqui, circulam livremente. É preciso controlar isso.

O secretário ressalta que o mundo inteiro já deu a lição de que a única vacina existente é o isolamento social.

— Cada indivíduo que faz uma festinha é responsável por um desempregado. Porque se ficarmos nesse vai e volta, dificultando a volta à normalidade, pior para a economia. Não é só o governo que é responsável pelos empregos, são as pessoas — explica.

O Dr. Paraná informa que a volta das atividades aumentou o número de acidentes de trânsito, em especial envolvendo motos, o que provocou aumento de internações hospitalares.

— Nós estamos dois meses atrasados em relação a quando começou a pandemia na Europa e já querem liberar tudo aqui, futebol, eventos, shows. Vamos aguentar até o final de agosto gente! Eu irei recomendar as restições ao prefeito nesta segunda-feira.