Estudo sobre Esgotamento Sanitário de Florianópolis

Estudo sobre Esgotamento Sanitário de Florianópolis

O presente trabalho foi desenvolvido pela Comissão Especial para Planejamento da Concepção Geral dos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do município de Florianópolis, instituída pelo Decreto Municipal nº 17.748/2017.

A Comissão é composta pela Secretaria Municipal de Infraestrutura – SMI, Secretaria Municipal de Saúde – SMS, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis – IPUF e Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis – FLORAM, em âmbito municipal; Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA, Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina – ARESC, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina – SDE e Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – CASAN, em âmbito estadual; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, em âmbito federal.

O objetivo foi elaborar o estudo da concepção geral do sistema de esgotamento sanitário do município de Florianópolis, definindo as diferentes concepções a serem utilizadas e as alternativas para disposição final, considerando a necessidade da universalização do atendimento do serviço de esgotamento sanitário, as especificidades existentes nas diversas regiões/localidades do município e as restrições ambientais encontradas no município.

O documento é composto por cinco capítulos:

CAPÍTULO I – Conceitos de esgotamento sanitário: apresenta conceitos básicos sobre esgotamento sanitário que são citados nos demais capítulos.

CAPÍTULO II – Diagnóstico do esgotamento sanitário em Florianópolis: apresenta a situação atual dos sistemas de esgotamento sanitário em operação em Florianópolis.

CAPÍTULO III – Prognóstico do esgotamento sanitário em Florianópolis: apresenta diretrizes e estimativas para as projeções populacionais e propõe tecnologias viáveis para tratamento de esgoto sanitário em Florianópolis.

CAPÍTULO IV – Restrições ambientais para o esgotamento sanitário em Florianópolis: apresenta as restrições ambientais para a implantação e operação de unidades do sistema de tratamento e disposição final do efluente tratado em Florianópolis.

CAPÍTULO V – Concepção geral do esgotamento sanitário de Florianópolis: apresenta a consolidação dos resultados obtidos pela comissão no trabalho de levantamento realizado.

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Estudo da Concepção Geral do Sistema de Esgotamento Sanitário de Florianópolis

(PMF, 23/06/2020)