Estudo prepara Florianópolis para a pós-pandemia com base na coprodução entre setor público e sociedade civil organizada

Estudo prepara Florianópolis para a pós-pandemia com base na coprodução entre setor público e sociedade civil organizada

Mais de 100 pessoas participaram da reunião virtual promovida pelo Movimento Floripa Sustentável, quarta-feira (17), para debater a proposta de “Protocolo para a retomada das atividades socioeconômicas em Florianópolis Pós-Pandemia”.

O estudo, elaborado pelos professores Neri dos Santos e Roberto Pacheco, aponta as novas tendências a partir das mudanças de comportamento, bem como das demandas sociais, econômicas e de colaboração entre o setor público e a sociedade civil organizada. O documento está aberto a novas contribuições. Sua versão final será apresentada ao prefeito Gean Loureiro, Câmara de Vereadores e à sociedade.

O documento tem como base alguns pontos centrais: a saúde pública precisa de mais investimento; a profunda transformação digital tem forte impacto nas diversas áreas e de forma muito particular na educação; a formulação de políticas públicas precisa ser feita, mais do que nunca, em coprodução com a sociedade civil organizada; pessoas, empresas e poder público precisam mudar a forma como trabalham; e o grande desafio é a inclusão social.

Para aplicar estes princípios em ações concretas, foram listados 10 projetos estruturantes, que tratam do turismo, revitalização da cidade, inovação, tecnologia, habitação, mobilidade e sustentabilidade. O primeiro deles coloca como objetivo iniciativas reais para fortalecer um sentimento essencial quando se pensa em um futuro melhor para todos: a esperança.

(Assessoria do Movimento Floripa Sustentável, 18/06/2020)