18 maio Serviço emergencial nas pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Machado Salles está em processo de contratação
O estudo apresentado pela empresa contratada para elaborar o laudo técnico da situação estrutural das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Machado Salles identificou que seis blocos precisam ser recuperados emergencialmente, sem necessidade de interdição das estruturas. Ele ainda apontou os serviços que devem ser realizados gradativamente.
A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) esclarece que em novembro de 2019, com base em levantamento realizado por técnicos do órgão, determinou o processo de contratação de uma empresa para elaboração do laudo técnico. Em dezembro de 2019, a empresa foi contratada para fazer a avaliação técnica e em fevereiro deste ano, o laudo foi concluído.
Em 2 de março, o projeto para execução da obra emergencial nos seis blocos terminou de forma que os trabalhos serão realizados simultaneamente em dois blocos.
“Todo o processo foi realizado de forma bastante célere, em que pese a complexidade do projeto de recuperação estrutural, e todas as decisões foram tomadas com muita responsabilidade e embasadas pelos conhecimentos técnicos apresentados”, explica o secretário da Infraestrutura, Thiago Vieira.
Desde o conhecimento do estudo, a SIE está trabalhando em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público de Santa Catarina para iniciar o processo de dispensa de licitação para contratar empresa com expertise nos serviços que precisam ser realizados emergencialmente.
No dia 2 de abril, foi iniciado o processo de contratação da obra, com envio de cotação para nove empresas, sendo que cinco delas apresentaram propostas que estão em fase final de análise de técnica e preço. A previsão é que a contratação da empresa ocorra nos próximos dias e os trabalhos emergenciais sejam iniciados em junho.
“Nesta gestão foi iniciada a primeira manutenção das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Machado Salles e, com comprometimento e responsabilidade, o Governo do Estado está tomando todas as medidas necessárias para recuperação das estruturas e para garantir a segurança dos usuários”, reforça Vieira.
Manutenção das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles
Iniciada em fevereiro de 2019, a obra de manutenção das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Machado Salles está com 34% dos serviços executados. O projeto de manutenção foi licitado em 2016, e teve como base um estudo realizado em 2015, que não apontou problemas na parte estrutural dos seis blocos que precisam ser recuperados emergencialmente.
Dentro da obra de manutenção estão sendo realizados trabalhos de recuperação estrutural dos pilares e vigas em pontos localizados, hidrojateamento, pinturas metálica e impermeabilizante, montagem e desmontagem de andaimes. A passarela de pedestres da ponte Pedro Ivo está interditada desde o dia 4 de maio para dar continuidade aos serviços de manutenção da ponte e permanecerá fechada até a conclusão da obra. Como alternativa, pedestres e ciclistas deverão utilizar as passarelas da Ponte Hercílio Luz. O prazo contratual para conclusão da obra de manutenção é fevereiro de 2021.
(Governo de Santa Catarina, 15/05/2020)