Parque do Córrego: prefeitura espera conseguir cessão do Ibama na próxima semana

Parque do Córrego: prefeitura espera conseguir cessão do Ibama na próxima semana

A Prefeitura de Florianópolis enviou, na tarde dessa quarta-feira (27), a documentação ao Ibama que pede novamente cessão pública do Parque Ecológico do Córrego Grande para o município. Agora, a expectativa é de que a resposta chegue até próxima semana.

Comunidade e políticos catarinenses se articularam, desde o início desta semana, para impedir a venda do espaço para a iniciativa privada. A área, concedida ao Executivo municipal em 1996, foi anexada em uma minuta de projeto de lei do Ministério do Meio Ambiente, com imóveis que podem ser alienados.

Segundo o vice-prefeito da Capital, João Batista Nunes (PSDB), a administração reforçou o pedido ao governo federal para que o parque saia da lista e se torne municipal. Após a repercussão do caso, ele afirmou que “as expectativas são animadoras”.

“Esperamos conseguir a cessão do espaço na próxima semana. Depois de ter uma segurança jurídica, gostaríamos da doação”, disse Nunes, que integra uma mobilização on-line.

Como consequência da campanha pela permanência do parque público, na quarta-feira o prefeito Gean Loureiro (DEM) disse que o parque não será devolvido ao governo federal. No entanto, a garantia de que o espaço permaneça aberto ao público depende do aval federal.

Assim, em conversa com o chefe do Executivo na quarta-feira, o presidente nacional do Ibama, Eduardo Bim, teria afirmado a Gean que o “desfecho final deverá ser dado pelo presidente Jair Bolsonaro”.

(Confira a matéria completa em ND, 28/05/2020)