27 maio Laboratório da UFSC lança cartilhas sobre células de consumidores responsáveis
O Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (Lacaf), do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lançou duas cartilhas sobre o projeto Célula de Consumidores Responsáveis (CCR). Uma delas é voltada a agricultores e outra para consumidores que desejam criar e autogerir uma CCR. Os materiais foram produzidos para auxiliar na divulgação de uma tecnologia social simples para venda direta de alimentos, visando fortalecer a autogestão das CCR que já existem e para que novas experiências sejam criadas em outros contextos.
> Acesse a Cartilha para Consumidores(as)
> Acesse a Cartilha para Agricultores(as)
O projeto nasceu em novembro de 2017, fruto de uma parceria entre um grupo de agricultores de Imbuia e região (Agrodea), consumidores da UFSC e o Lacaf. A iniciativa disponibiliza alimentos orgânicos certificados, produzidos de forma agroecológica por agricultores familiares da região e comercializados nas cidades de Florianópolis e São José. Atualmente, são cerca de 400 consumidores organizados em 12 células (confira a localização e mais informações sobre as CCR).
Por meio de cestas fechadas pagas no início de cada mês pelos consumidores, as famílias agricultoras abastecem mais de 7 toneladas mensais de alimento. Há cinco grupos de agricultores no projeto, totalizando 54 famílias: Amanacy (Alfredo Wagner), Associação Agrodea (Imbuia, Leoberto Leal, Vidal Ramos e Ituporanga), Associação APAOC (Chapadão do Lageado), Grupo Associada (Major Gercino, Angelina, Leoberto Leal e Nova Trento) e Grupo Flor do Fruto (Biguaçu). Estes grupos são certificados pela Rede Ecovida de Agroecologia.
(UFSC, 26/05/2020)