19 maio Coronavírus: Santur pede que eventos ligados ao turismo sejam remarcados em SC
Bastante ligado ao setor náutico, Leandro “Mané” Ferrari assumiu a presidência da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur, órgão ligado ao Governo de Santa Catarina) no dia 17 de março, justamente a data em que o governo do Estado anunciou o primeiro decreto com restrições para evitar a propagação do novo coronavírus.
Desde então, a realização de eventos está vetada em território catarinense. A crise no turismo forçou a suspensão de algumas das principais atrações para chamar visitantes ao estado — caso do cancelamento da Festa Nacional do Pinhão, em Lages, que estava prevista para 5 a 14 de junho deste ano. Ainda permanece a expectativa para que outras não sigam o mesmo caminho.
— A Santur está trabalhando para que não cancelem, mas que vejam uma nova data — declarou Ferrari, principalmente a respeito da agenda para os centros de eventos. Ele mencionou até a possibilidade de dar desconto para uso do espaço na pós-pandemia, quando perguntado sobre a estrutura em Canasvieiras, que leva o nome do ex-governador Luiz Henrique da Silveira.
Ouça a entrevista na íntegra:
Com a crise durante esse período e a preocupação sem ter a certeza do momento em que a situação deverá se normalizar, os planos vêm sendo discutidos entre os representantes do trade turístico catarinense de forma remota, para discutir as ideias a partir da volta de um mais importantes setores econômicos de Santa Catarina.
— Só com a união do trade poderemos sair dessa. Estamos realizando reuniões virtuais semanalmente. Já atendemos mais de 200 representantes do setor — disse Ferrari, durante a entrevista ao Notícia na Manhã, que já havia revelado que a intenção da Santur é valorizar o turismo interno na retomada com foco no catarinense.
Para amenizar as perdas, o Ministério do Turismo divulgou no dia 8 de maio uma operação de crédito de R$ 5 bilhões para apoiar empresas do ramo. Já na última sexta-feira, o Badesc anunciou a liberação de R$ 20 milhões em recursos federais para socorrer o setor em Santa Catarina, através do Fundo Geral do Turismo (Fungetur).
Ainda segundo o presidente da Santur, uma das ações realizadas foram os “manuais de boas práticas” no combate à propagação do coronavírus para hotéis, pousadas, bares e restaurantes. O modelo poderá ser usado como exemplo para o momento do retorno do serviço em outros estados do país.
(CBN, 18/05/2020)