28 maio Coronavírus: CDL sugere horários diferenciados para comércio de rua e shoppings
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 27/05/2020)
A CDL de Florianópolis elaborou um plano com horários diferenciados de funcionamento das atividades do comércio de rua, centros comerciais e shopping centers para ser aplicado quando o transporte coletivo for liberado.
A proposta foi apresentada ao prefeito Gean Loureiro (DEM) nesta quarta-feira). A entidade sugere que o comércio de rua e os centros comerciais tenham o horário unificado das 10h às 19h e os shopping centers das 11h às 22h.
Na avaliação do presidente, Ernesto Caponi, as sugestões terão uma interferência mínima no funcionamento das atividades, porém serão estratégicas para minimizar a proliferação da Covid-19.
“Usamos como base modelos praticados em outras capitais que estão fluindo muito bem e adaptamos para nossa realidade. A ideia é que os profissionais do comércio possam intercalar as viagens para preservar a saúde e evitar o contágio dos passageiros e colaboradores do transporte”, explica Caponi.
O retorno dos ônibus vai depender, no entanto, do governo do Estado e da análise epidemiológica que será feita pelo município sobre a evolução da Covid-19.