28 abr Pesquisa mostra que 90,2% das empresas não estavam preparadas para uma pandemia
Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 27/04/2020)
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), integrado principalmente por executivos de grandes companhias, decidiu pesquisar para saber quantos conselhos ou líderes haviam preparado a empresa para enfrentar um problema de grande impacto na atividade, com esse da pandemia. O levantamento, que ouviu 205 líderes empresariais, apontou que 90,2% não estavam preparadas para um problema como a Covid-19, que exige isolamento social e parada total ou parcial de atividades.
A pesquisa, denominada Covid-19 (coronavírus) – Gerenciamento de Crises e o Papel dos Administradores nas Organizações, apresentou também um lado positivo. Do total de empresários entrevistados, 22% identificaram na pandemia oportunidades para inovação e desenvolvimento de novos negócios. Sobre como passaram a enfrentar a pandemia, 28% dos líderes informaram que assuas empresas estavam preparadas apesar de nem todas terem plano para crise, 32% informaram que estavam parcialmente preparadas e perto de 40% admitiram não estar prontas para lidar com problema assim.
De acordo com o diretor geral do IBGC, Pedro Melo, a instituição identificou novas ações em função do coronavírus. Empresas estão investindo em tecnologia e implantando projetos que antes estavam em ritmo lento.
– É hora de sermos resilientes, mas também transformadores. Não sabemos qual é a extensão da crise e a pesquisa nos traz informações norteadoras – afirmou Melo.
A pesquisa Covid-19 – Gerenciamento de Crises e o Papel dos Administradores foi realizada com entrevistas a 205 profissionais do país – entre conselheiros (consultivos, de administração e fiscais) e executivos C-Level – entre os dias 27 de março e 5 de abril.