16 abr Força-tarefa aborda população em situação de rua no entorno da UFSC
Uma força-tarefa formada pela Secretaria de Segurança Institucional da UFSC (SSI), uma assistente social, a Polícia Militar de Santa Catarina e a Guarda Municipal de Florianópolis, além de representantes do Conselho Comunitário de Segurança da Bacia do Itacorubi e da Comcap abordou pessoas em situação de rua no entorno do campus da UFSC nesta quarta-feira, 15 de abril.
“Já havia uma participação da UFSC junto à Promotoria de Direitos da Coletividade, coordenada pelo Promotor Daniel Paladino”, explica o secretário da SSI, Leandro Oliveira. “A segurança da UFSC, quando identifica estas situações, repassa aos parceiros para medidas legais e possíveis”, salienta. Leandro acrescenta que, nos meses do inverno, principalmente, as pessoas em situação de rua procuram as edificações do campus e da região para se abrigarem.
A ação desta semana ocorreu no bairro Trindade, e contou com a abordagem, identificação, e oferta de serviços. Uma pessoa com mandato de prisão foi identificada e encaminhada às autoridades. A equipe denominada DOA (Defesa Orientação e Apoio a Pessoas em Situação de Rua) ofereceu os serviços da Passarela da Cidadania e mapeou locais onde se encontram pessoas em situação de rua na região para futuras ações e melhorias.
Segundo integrantes da força-tarefa, todos os abordados conheciam e já estiveram na Passarela da Cidadania, mas reclamam das regras, não quiseram a continuação dos serviços e estão em condições de rua há bastante tempo.
A equipe orienta que não se ofereça dinheiro ou comida diretamente a pessoas em situação de rua, e que se desejarem ajudá-los, façam doações a instituições da região: Assistência Social da Paróquia da Santíssima Trindade; Instituto Pe. Vilson Groh ou que encaminhem à Passarela da Cidadania onde as pessoas nessa situação possam obter auxílio em busca de cidadania.
(UFSC, 15/04/2020)