Em um mês, Santa Catarina registra mais de mil incêndios florestais

Em um mês, Santa Catarina registra mais de mil incêndios florestais

De acordo com o CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) no período de 30 dias, entre 23 de março a 23 de abril, foram registradas 1.042 ocorrências de incêndios florestais no Estado. Muitos desses casos, segundo a corporação, ocorrem devido ao tempo seco e também por ação humana.

Para o Tenente Coronel Jefferson de Souza, integrante da Câmara Técnica de Combate a Incêndios Florestais do CBMSC, as possíveis causas dos incêndios florestais são muitas.

“Depende muito de cada região, mas normalmente está associado a ação humana, seja intencional ou por negligência”, explica.

Ainda segundo o Tenente Coronel, a falta de chuva certamente é o grande propulsor desses casos. Uma vez que a vegetação perde umidade e a combustão ocorre mais facilmente e de forma rápida.

“Além de iniciar o incêndio, a propagação é significativamente acelerada com o combustível seco”, destaca.

O oficial ressalta que todos esses registros têm relação com a falta de chuva, vegetação seca e ação humana. E preconiza que sejam realizadas campanhas de conscientização, sobretudo em épocas de seca, como a que vivemos agora.

(Confira matéria completa em ND, 28/04/2020)