Coronavírus: cresce pressão por liberação de academias em Santa Catarina, mas secretário descarta

Coronavírus: cresce pressão por liberação de academias em Santa Catarina, mas secretário descarta

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 14/04/2020)

Depois do anúncio da manutenção da quarentena em Santa Catarina até o final dos meses de abril e maio, alguns setores fortaleceram o pedido pela liberação do funcionamento diante das restrições por conta do coronavírus. Um deles é o das academias. A mobilização se espalhou pelas redes sociais através dos próprios estabelecimentos. O governo do Estado, porém, não pretende ceder e já indicou que as academias vão continuar fechadas. Pelo cronograma anunciado no último sábado, os espaços somente podem ser reabertos no começo de junho.

Durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira, o secretário de Saúde, Helton Zeferino, destacou a reabertura das academias. Segundo ele, um dos motivos é para evitar que as pessoas tenham outro atrativo para sair de casa e circular.

– Neste momento, a leitura do governo do Estado é de que os ambientes de academias, de clubes, estão suspensos – afirmou Zeferino.

Para manter as atividades, o secretário disse que os profissionais de Educação Física estão liberados a atuar, mas devem fazê-lo através de vídeo-aulas e atendimento domiciliar para que possam acompanhar seus alunos.

Pressão em diferentes frentes
A cobrança pela reabertura das academias também chegou aos deputados estaduais. Nos último dias, alguns parlamentares passaram a encampar o pedido dos proprietários dos estabelecimentos. Fernando Krelling (MDB) e Ricardo Alba (PSL), por exemplo, se manifestaram em apoio à retomada dos espaços.

Pelo cronograma estabelecido no último final de semana e com o sinal dado pelo governo do Estado, as restrições continuam mantidas. O novo decreto prevê que academias só podem voltar a funcionar depois de 31 de maio.

Atualização:

Proprietários de academias procuraram a coluna para dizer que adotaram medidas de higiene para reabrir as portas e que fizeram sugestões ao governo de forma segura de retomada.