29 abr Atividades esportivas ao ar livre são liberadas com regras em Santa Catarina; futebol ainda não
Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 28/04/2020)
Novas liberações de atividades físicas em Santa Catarina passam a incluir esportes ao ar livre individuais e uma parte em grupo, mas ambos com regras de distanciamento. Para todos, os praticantes devem estar a quatro metros uns dos outros e usando máscara. Dentro do grupo das flexibilizações, entretanto, ainda não está o futebol. A portaria da secretaria de Saúde está válida desde a segunda-feira.
Segundo o texto, “atividades físicas como treinos e jogos (vôlei, beach tênis, basquete, futvolei) coletivos poderão ocorrer ao ar livre desde que respeitando o limite máximo de quatro praticantes com os devidos distanciamentos de 4 metros e uso de máscaras”. Este mesmo artigo da portaria traz um adendo: “as atividades físicas que possuem contato físico com futebol, não estão autorizadas”.
Individualmente, estão liberadas outras atividades ao ar livre como em ambientes como parques, praias, calçadões, ciclovias, entre outros. A portaria cita exemplos: corridas, ciclismo, remo, surf, windsurf, kitesurf, skate, dentre outros. Os espaços públicos poderão ser usados desde que não ocorra aglomeração de pessoas. Somente no caso do surf os praticantes não precisam usar máscaras durante a permanência na água.
A secretaria faz orientações sobre os cuidados durante e após a prática esportiva, incluindo o monitoramento constante da saúde. A portaria ainda faz uma ressalva: “as autorizações previstas nesta Portaria poderão ser revogadas a qualquer tempo diante da evolução da pandemia e seu impacto na rede de atenção à saúde”.
Decisão sobre o Campeonato Catarinense
A decisão da secretaria de não liberar o futebol ao ar livre é um sinal do que pode ser anunciado nesta terça-feira (28) pelo governo do Estado sobre o retorno do Campeonato Catarinense. A Federação Catarinense de Futebol (FCF) fez o pedido para a volta em maio. Em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, o secretário de Saúde, Helton Zeferino, afirmou que a decisão será divulgada nesta terça.