Setor de games fomenta economia criativa em Santa Catarina

Setor de games fomenta economia criativa em Santa Catarina

Santa Catarina é considerada um polo de empresas no setor de games e jogos digitais, com uma diversidade de gêneros que vai do eSports a gamification. As iniciativas fortalecem o ecossistema da economia criativa e geram interesse para este cenário que é favorecido por mercado de trabalho, incentivos públicos e ofertas de cursos.

Mercado de trabalho
“Você pensar na estrutura de um jogo é pensar numa cadeia inteira de produção com roteiro, game designer que é quem desenha a estrutura do jogo, áudio, artista 2D de animação, direção de arte, programador, big data”, afirma diretor vertical de economia criativa da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Arthur Nunes.

Capacitação
Para quem busca ferramentas para se profissionalizar no mercado de trabalho, Florianópolis oferece caminhos e alternativas desde a infância.

“Desde a criança que começa com atividades, por exemplo, o governo do estado oferece um curso chamado novos talentos pelo Ciasc [Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina], onde ela consegue experimentar como é desenvolver um jogo”, disse.

Também há opções para público adulto. “Para outra camada você tem os cursos profissionalizantes que também são oferecidos como programação para jogos bem específicos. No nível superior, você tem algumas universidades particulares que já tem foco totalmente no digital”.

Nunes ainda destaca a opções de cursos específicos. “Por exemplo, de 3D, de 2D, de animação, de som. Enfim, é uma gama grande de capacitação que já existe no estado para esse segmento”, afirma.

Setor promissor
Para Juliano Cristian, líder de comunidades Lumberyard, o mercado de games está em constante evolução.

“Tem grandes empresas e corporações investindo na indústria de jogos para divulgar seus produtos, marcas e serviços. Além da área educacional, da indústria criativa, e do entretenimento onde esses jogos entram como uma ferramenta a mais para você vender e divulgar o seu produto. Nesse sentindo, levamos várias ferramentas para os desenvolvedores de uma forma que eles consigam entregar o melhor jogo”, explica.

(G1SC, 08/03/2020)