12 mar Prefeitura realiza questionário com idosos no Largo da Alfândega para avaliar a qualidade de vida na capital
Pensar no bem-estar, na inclusão e na garantia dos direitos da da população idosa é fundamental. Por isso, na tarde desta quarta-feira (11), a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou uma coleta de dados com idosos no Largo da Alfândega, no Centro da Capital. A ação foi organizada pelo Comitê Gestor do programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI) no Município, composto pela Prefeitura juntamente com várias entidades parceiras.
“Nós sempre demos muita importância para essa população, por isso trabalhamos políticas públicas eficientes, grupos de idosos. Sabemos que qualidade de vida é fundamental para todos, por isso, sempre demos a atenção necessária. Estamos muito felizes com essa data”, comenta a secretária de Assistência Social Maria Cláudia Goulart da Silva.
A coleta de dados foi feita por meio de questionários feitos com idosos, que perguntaram sobre as experiências vividas por eles em temas como o transporte, mobilidade urbana, respeito e inclusão social, oportunidades de aprendizado, entre outros.
O EBAPI atribui cinco selos ao município participante. O primeiro é dado quando a cidade adere ao programa. O segundo é a elaboração do Diagnóstico e o Plano Municipal da Estratégia, estágio onde o município se encontra. Após esse passo, o Plano precisa ser aprovado na Câmara de Vereadores e transformado em Lei. Os últimos dois selos dizem respeito à implantação do Plano Municipal na cidade.
(PMF, 11/03/2020)