04 mar Iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz não ficará pronta até fim de março
A iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, não ficará pronta no prazo inicialmente estabelecido pelo governo de Santa Catarina, que era junto com o término das obras finais de recuperação da estrutura, em 20 de março.
A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (3) pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), que reconheceu que o prazo é inviável. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, questões burocráticas no processo licitatório para a escolha da empresa que executará o trabalho impediram a assinatura do contrato e o início das obras.
No momento, o andamento do processo depende da análise pelo Tribunal de Justiça (TJ-SC) de um mandado de segurança impetrado por uma das empresas concorrentes, a Eletro MW. O mandado de segurança contesta a vitória da Energiluz, autora da menor oferta entre as quatro participantes – R$ 7,7 milhões para executar o trabalho.
Depois que o contrato com a empresa vencedora for assinado, o que só ocorrerá após a decisão do TJ-SC, o prazo para a instalação da iluminação decorativa será de dois meses.
Já as obras finais de recuperação do cartão-postal estão dentro do andamento previsto, informou ainda a Secretaria de Infraestrutura. O prazo para 20 de março, quando encerra o contrato com a empresa responsável, está mantido. Falta finalizar a remoção da estrutura de apoio inferior e submersa e pintar a parte inferior dos pilares.
Primeira ligação entre a Ilha e o continente e principal cartão-postal de Santa Catarina, a Ponte Hercílio Luz foi reaberta no último dia 30 de dezembro, depois de 28 anos totalmente interditada. Desde então, a estrutura está aberta a pedestres e ciclistas e passou também a ser liberada gradativamente ao tráfego de veículos de transporte coletivo.
(NSC, 03/03/2020)