Governador diz que sua equipe não debate alta de ICMS a agrotóxicos

Governador diz que sua equipe não debate alta de ICMS a agrotóxicos

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 05/03/2020)

Em viagem ao Meio-Oeste catarinense nesta quinta-feira, onde participou da abertura da Expo Videira 2020, na cidade de Videira, o governador Carlos Moisés afirmou em discurso que a equipe econômica do governo do Estado não debate a possibilidade de aumentar o ICMS sobre agrotóxicos. Ele falou da importância do homem do campo, que responde por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado por meio do agronegócio. Conforme Moisés, a taxação de agroquímicos é um tema da pauta nacional.

– A questão dos defensivos agrícolas hoje não é uma pauta estadual mais. É uma pauta federalizada, que vai ser discutida com os outros Estados. Não é mais um problema exclusivo de Santa Catarina que diz respeito à concessão de incentivos fiscais. É uma pauta nacional. E nós temos que valorizar o nosso produtor. A capacidade que vocês têm de agregar valor aos produtos catarinenses, a capacidade de produção em alta escala que o nosso Estado tem, de exportar. Enfim, o Estado tem que ser parceiro, precisa dar energia, infraestrutura, precisa dar condições para todos trabalhar – disse Moisés na abertura da Expo Videira.

O governador aproveitou um evento da agropecuária para tocar no assunto que voltou a gerar dúvidas e preocupações a agricultores e pecuaristas nas últimas semanas. O tema terá que ser analisado pelo Confaz, o conselho de administração fazendária no mês que vem.

Espumante ancestral

A agenda do governador em Videira incluiu visita à estação experimental da Epagri, onde conheceu pesquisa que está resgatando um método secular de produção de espumantes, também conhecido como ancestral. O objetivo é adaptá-lo às pequenas propriedades que atuam com vitivinicultura em Santa Catarina. Segundo a Epagri, a técnica é até 30% mais barata que a tradicional e usa uvas de menor valor comercial, como a Niágara.

– A gente percebe que a Epagri cumpre o seu papel social quando recebe aqui os produtores que não têm toda a cadeia tecnológica para produzir. Eles são acompanhados para, com segurança, obter um produto final que vem agradando. A Epagri tem um papel importantíssimo de desenvolvimento econômico no ambiente rural – avaliou o governador.

Moisés esteve acompanhado dos secretários de Estado de Agricultura, Ricardo Gouvêa; da Casa Civil, Douglas Borba; de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino e da presidente da Epagri, Edilene Steinwandter.

Moisés na Vindima
A viagem do governador Carlos Moisés ao Meio-Oeste e ao Planalto Serrano inclui, nesta sexta-feira à noite, participação na abertura do Festival da 7ª Vindima de Altitude, a festa da colheita da uva, no centro de eventos da Praça João Ribeiro, em São Joaquim. No evento, ele também vai anunciar a liberação de recursos para o município. A vindima acontece todos os finais de semana de março, nas vinícolas que oferecem enoturismo, nas cidades de um modo geral.