05 mar Créditos antigos não devem valer na volta da Zona Azul em Florianópolis
Da Coluna de Renato Igor (NSC, 04/03/2020)
O novo sistema de estacionamento rotativo Zona Azul deve começar a operar em Florianópolis em 15 dias. A afirmação é do secretário de mobilidade, Michel Mittmann. Segundo ele, entre quarta (4) e hoje (5) a contratação emergencial deve estar publicada no diário oficial da prefeitura. Entretanto, os motoristas que ainda possuem créditos de horas para estacionar dificilmente poderão usá-los nesse início de operação.
— Essa situação está judicializada. A empresa que operava a Zona Azul se apropriou destes recursos e não repassou à prefeitura. A procuradoria do município está trabalhando nisso em busca de uma solução — explicou Mittmann.
Como trata-se de um contrato emergencial, não haverá parquímetro. A explicação é que não pagaria o custo da operação que deve durar até o contrato definitivo, aí sim, através de edital com concorrência. Estima-se que a Zona Azul tinha, até setembro de 2019, quando o contrato foi rompido, cerca de 4500 vagas.
— Na quarta nós finalizamos o procedimento emergencial. Em 15 dias a empresa deve começar a operar — explicou o secretário.
Foram 11 empresas que apresentaram proposta. Destas, ficaram cinco e , por fim, uma foi contratada com dispensa de licitação. Serão 2400 vagas. Todas elas na área central.
— Vamos priorizar as áreas quentes de impacto no trânsito — diz Mittmann.
Desde o encerramento de contrato com a empresa Dom Parking, em setembro de 2019, controladores de fluxo apontaram aumento de 15% de veículos que entram na Ilha de Santa Catarina diariamente.
Acompanhe a entrevista com o secretário de mobilidade de Florianópolis, Michel Mittmann: