Coronavírus: trabalho com pessoas em situação de rua é readequado

Coronavírus: trabalho com pessoas em situação de rua é readequado

O serviço de atendimento às pessoas em situação de rua em Florianópolis está sendo readequado para que continue funcionando durante o período de distanciamento social na capital. A partir desta quarta-feira (18), a Prefeitura de Florianópolis vai disponibilizar um espaço extra na Passarela da Cidadania para receber as pessoas que estavam sendo atendidas no abrigo do Jardim Atlântico, com alimentação e vagas para pernoite.

Além da Passarela, a Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, também vai poder receber essas pessoas no ginásio do Instituto Estadual de Educação (IEE), que está com as aulas suspensas. Lá, a partir desta quinta-feira (19), serão servidas refeições. A possibilidade de disponibilizar o local como opção para pernoite ainda está sendo avaliada.

Ou seja, serão três espaços destinados para que o atendimento continue ocorrendo normalmente. A operação conta com o apoio das entidades conveniadas, como a Associação Braços Abertos (ABA), movimentos sociais e projetos voluntários como o Somar Floripa, Movimento Pop Rua, Instituto Padre Vilson Groh, entre outros.

Serviços como Cras, Creas, Centro Pop, e Cremv estão suspensos e seguirão fechados para limitar a circulação e aglomeração de pessoas.

“Esse serviço é essencial. Muitas pessoas precisam desse atendimento e não podem ficar na rua, ainda mais com a circulação do vírus. Por isso estamos fazendo todas as adaptações possíveis e seguindo a recomendação da Vigilância Sanitária do Município”, comenta a Secretária de Assistência Social de Florianópolis, Maria Cláudia Goulart da Silva.

Limpeza e organização

A higienização é prioridade para que o atendimento ocorra. Todos os colchões serão limpos regularmente, assim como os talheres usados nas refeições. Além disso, os usuários do serviço estão recebendo uma orientação reforçada ressaltando a importância do álcool gel, e da água e sabão para lavar as mãos regularmente.

(PMF, 18/03/2020)