20 mar Coronavírus: “Os médicos serão os últimos a sair”, diz presidente da Associação Catarinense de Medicina
Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 19/03/2020)
Os últimos dias de preocupação com o novo coronavírus trouxeram para Santa Catarina uma atenção das pessoas com os profissionais médicos que trabalham no enfrentamento da doença. Imagens de servidores de hospitais se espalharam pelas reses sociais com pedidos para que as pessoas fiquem em casa enquanto eles atuam no atendimento. O presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar José de Oliveira Paes Junior, se utiliza de uma afirmação que reforça o empenho:
– Os médicos serão os últimos a sair.
A ACM inclusive participou de uma reunião nesta semana na prefeitura de Florianópolis para manter contato com autoridades e gestores de saúde. A ideia é atuar especialmente na disseminação de orientações para a população e para os médicos sobre os cuidados necessários diante da pandemia.
– Enquanto todos buscam maneiras de atender ao necessário distanciamento social, os médicos e profissionais da saúde seguem no enfrentamento do vírus, nos hospitais, postos, clínicas e consultórios de todo o estado.
Santa Catarina tem 20 casos confirmados
Segundo a Secretaria de Saúde, os 20 casos estão espalhados pelas cidades de Florianópolis (6), Joinville (2), Rancho Queimado (2), Braço do Norte (3), Tubarão (2), Balneário Camboriú (4) e São José (1). Dos 20, apenas dois estão hospitalizados: o paciente de Braço do Norte, que está em um hospital de Içara, e um paciente em Florianópolis. O caso mais grave até o momento é o dessa pessoa internada na Capital. Nenhum profissional de saúde está entre os contaminados até agora.