30 mar Coronavírus: Florianópolis vai aplicar testes rápidos para detectar contágio
Da Coluna de Fabio Gadottti (ND, 29/03/2020)
Com o decreto de quarentena prorrogado até 8 de abril, o município de Florianópolis decidiu aplicar testes rápidos em grande escala para identificação de contágio pelo Covid-19 e usar a tecnologia nesse processo.
As medidas são inspiradas na Coréia do Sul, que testou em massa a população e agiu rapidamente para conter quando há infectados e rastrear seus contatos via telefone, com o objetivo de evitar a dispersão.
“O aplicativo que vamos começar a usar permitirá delimitar, à medida que aparecem os casos suspeitos, a área de abrangência que devemos examinar e colocar em quarentena”, afirma o secretário de Saúde, Carlos Alberto Justo da Silva.
Segundo ele, esse suporte tecnológico vai determinar o número de exames a serem feitos. “Trabalhamos com o percentual de 10% a 20%, que é mais ou menos a média coreana”, diz.
A Capital, que ainda aguarda os kits do governo federal, decidiu não esperar e reforçar o estoque do material com compras próprias para realização dos exames e dos equipamentos de proteção aos profissionais de saúde que estarão na linha de frente.
A expectativa da administração municipal é que os testes com reagentes para anticorpos cheguem durante esta semana. Esses testes poderão ser realizados ainda no momento da consulta caso o médico suspeite de infecção pelo Covid-19.
O resultado ficará pronto em até 15 minutos, facilitando o diagnóstico e tratamento da doença.
Conforme a prefeitura, serão disponibilizados ainda testes com antígeno que ficarão prontos em até 4 horas e o PCR que leva de 24 a 72 horas para ficar pronto.
Cada um deles será aplicado conforme o avanço no quadro da doença.
Para a aquisição dos testes de PCR, a Prefeitura e a equipe médica têm feito buscas para avaliar a maior quantidade à pronta-entrega. Já os de antígeno devem chegar na segunda quinzena de abril.