Coronavírus: bares e restaurantes de Florianópolis vendem produtos antecipadamente para pagar as contas

Coronavírus: bares e restaurantes de Florianópolis vendem produtos antecipadamente para pagar as contas

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 24/03/2020)

As restrições de circulação em Santa Catarina por conta do novo coronavírus levaram empresários a buscar alternativas para pagar as contas mesmo diante da falta de vendas. Bares e restaurantes de Florianópolis estão vendendo produtos antecipadamente através de sites de arrecadação de dinheiro para garantir os valores de aluguel e outros boletos do mês. Quem compra pode retirar os lanches e bebidas após a reabertura dos estabelecimentos. A coluna traz três exemplos das diferentes ações no Estado.

O bar Tralharia, no Centro da Capital, é um deles. Como oferta para o cliente estão combos de bebida e comida que podem ser consumidos a partir de 5 de maio, além de preços por consumo livre. Os valores começam em R$ 20, mas há opções de mais preços mais altos, conforme o interesse de cada pessoa. Na descrição da arrecadação, os empresários reforçam o pedido de ajuda aos clientes: “Temos despesas com pessoal, fornecedores e aluguel, e manter todos estes compromissos com o Tralharia fechado por tempo indeterminado é impossível”.

Em Coqueiros, na região Continental, pelo menos dois bairros seguem o mesmo caminho, Boteco Zé Mané e Beer And Pork. Ambos também utilizam o mesmo site para arrecadar recursos: o Abacashi. As proprietárias dos estabelecimentos se uniram para encarar o momento. Segundo Angela, dona do Beber And Pork, o foco está nos funcionários: “porque precisamos de uma resposta mais concreta do cenário atual e futuro deles na empresa”.

A empresária diz que “se não houver alguma ajuda de subsídio do governo em relação aos funcionários, os próximos dias serão assustadores”. A ideia de aderir à venda antecipada para arrecadar recursos veio após os decretos municipal e estadual de restrição. O delivery foi cogitado, mas segundo ela há os custos são altos e a concorrência é desleal com empresas com maiores que tem força no impulsionamento e promoções.

– Foi então que surgiu o Abacashi, uma opção de venda antecipada, assim poderíamos oferecer nosso produto e posteriormente o cliente poderá desfrutar.

Apesar do momento, a empresária demonstra otimismo para encarar o quadro: “Vamos lutar com todas as nossas forças, mais do que nunca, para fugir deste cenário. Mas também precisamos pensar em nossa saúde e de nossa família”.