27 mar Coronavírus: ACM acompanha testes de respiradores veterinários para enfrentar a Covid-19
Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 27/03/2020)
A busca de soluções para enfrentar a pandemia do coronavírus não para. Nos últimos dias, o presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar José de Oliveira Paes Junior, acompanha atentamente testes de adaptação de respiradores veterinários para o uso em pacientes no agravamento dos casos do novo coronavírus em Santa Catarina. Os testes são realizados no Hospital SOS Cárdio, em Florianópolis, com supervisão de Fernando Graça Aranha, diretor Científico da ACM e diretor Técnico do hospital.
Segundo Ademar Paes, a expectativa é grande e vem mobilizando médicos e equipe de engenharia de empresa de renome nacional, que está trabalhando de forma ininterrupta pra fazer funcionar a ventilação mecânica também em humanos. Esta é uma das iniciativas do plano de contingência montado pela ACM e a Federação das Indústrias (Fiesc) em busca de soluções que possibilitem restabelecer a saúde e salvar vidas em meio à pandemia de Covid-19.
Preços de respiradores
O mundo todo está comprando respiradores, que são produtos complexos, de alto custo e exigem um tempo de produção. Segundo o presidente da ACM, os modelos mais simples custam em torno de R$ 20 mil e os mais completos, cerca de R$ 130 mil.
Vale destacar que os produtos de medicina veterinária, em boa parte das vezes, são feitos a partir de modelos criados para pessoas. As tecnologias são similares.