03 fev Trato pelo Capivari vai focar a educação ambiental dentro das escolas
O programa ‘Trato pelo Capivari’ vai focar em programas de educação ambiental no início do ano letivo. A ação ficou acertada numa reunião que ocorreu nesta sexta-feira (31) com integrantes da Associação de Moradores dos Ingleses (AMI), Lions Florianópolis Ingleses e Conseg Ingleses, Rio Vermelho e Santinho. Eles serão apoiadores do grupo de educadores ambientais do programa contratado pela Casan e que é coordenado pela prefeitura. Dentro das instituições, serão feitos concursos para promover a solução dos problemas de poluição.
A premiação do concurso, que ainda será definida, vai reconhecer trabalhos como cartazes, redações e vídeos produzidos por alunos das redes municipal e estadual em Ingleses. Os educadores promoverão ainda rodas de debate sobre a poluição.
Em junho, vai ocorrer o fórum das águas do Rio Capivari e que vai trazer debates com pessoas qualificadas na área ambiental. Ao fim, as associações querem fazer uma carta para apresentar aos políticos que vão concorrer à Prefeitura de Florianópolis. Nessa ocasião, serão apresentados os trabalhos vencedores do concurso nas escolas.
O programa
O objetivo do ‘Trato pelo Capivari’ é fiscalizar 6 mil ligações de esgoto em Ingleses, onde há rede de coleta e moradias conectadas a fossas que podem estar despejando efluentes na rede de drenagem pluvial e, consequentemente, podem cair no Rio Capivari. O programa tem 10 equipes de fiscalização, 10 automóveis, um caminhão hidrojato, uma retroescavadeira e equipamento insuflador de fumaça para melhor detectar ligações irregulares.
Número de WhatsApp do ‘Trato pelo Capivari’ (48) 99123 1223
(Jornal Conexão, 31/01/2020)