Ministério Público de Contas notifica prefeituras e pede cautela com gastos no Carnaval

Ministério Público de Contas notifica prefeituras e pede cautela com gastos no Carnaval

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 21/02/2020)

O Ministério Público de Contas notificou 30 prefeituras catarinenses recomendando cautela nos gastos com carnaval. O recado é simples. Em caso de dificuldade financeira que possa comprometer pagamento de salários, fornecedores e serviços essenciais como saúde e educação não se deve ter dinheiro público investido com carnaval, pede o MPC/SC.

Esse trabalho começou em 2017, quando 17 cidades foram notificadas. Em 2018 subiu para 27 cidades. Em 2019 e 2020 o número foi igual, 30 notificações.

Preconceito ?

O Ministério Público de Contas pede o óbvio: que se qualifique o gasto público e que haja razoabilidade e racionalidade. O alerta é válido. Não pode-se esquecer, entretanto, que o carnaval é para muitas cidades um produto turístico e movimenta a economia local e nas comunidades. É essa ponderação que precisa ser feita. A relação investimento/retorno/arrecadação- o que nem sempre é fácil de mensurar.

Será que essa preocupação ocorre também quando do dinheiro público investido em provas esportivas como corridas, regatas ou eventos religiosos?