20 fev Como o crescimento de 300% do LinkLab da ACATE impulsiona o ecossistema
A estruturação de um ecossistema de tecnologia e inovação passa por uma série de aspectos e fatores. Desde a existência de ideias inovadoras e pessoas dispostas a tirá-las do papel, passando pela presença de instituições públicas e privadas que fomentem esse desenvolvimento, até a concretização de uma rede de apoio a esses empreendedores que permita um crescimento sustentável.
Em Santa Catarina nós somos muito privilegiados por termos tudo isso. Somente em 2018, foram 15,7 mil pessoas empreendendo em todo o Estado, culminando na abertura de mais de 11 mil empresas. Esse movimento que só cresce ao longo dos anos é amplamente facilitado pelas oportunidades que o nosso ecossistema oferece.
São diversos programas de apoio a empreendedores em fase inicial e startups iniciantes; a empreendedores que já estão há algum tempo no mercado e precisam tracionar e escalar seus negócios; e até a internacionalizar e expandir fronteiras dos negócios dessas empresas.
Uma das iniciativas que atuam diretamente no apoio ao desenvolvimento de empresas de tecnologia aqui em Santa Catarina é o LinkLab, programa de inovação aberta da ACATE que promove a aproximação entre startups e grandes empresas com desafios de inovação.
O objetivo do programa, que já está em operação desde 2017 e em 2019 atingiu 300% de crescimento em número de unidades e 280% em empresas patrocinadoras conectadas, é facilitar o contato e a conexão entre esses players e favorecer a geração de negócios.
O programa se utiliza de diversos artifícios para atingir este objetivo, como a disponibilização de um espaço colaborativo e compartilhado que as empresas participantes podem frequentar diariamente, eventos, workshops e mentorias para auxiliar as startups em seu desenvolvimento, apresentação de pitches dessas startups para investidores e diretorias das grandes empresas em busca de fechamento de negócio.
No LinkLab, as médias e grandes empresas patrocinadoras do programa dispõem de salas dentro do Centros de Inovação em que podem manter seus times de inovação próximos aos empreendedores de startups que ficam em grandes bancadas coletivas em formato de coworking.
O LinkLab é um programa que opera em rede, e conta hoje com três unidades — Florianópolis, São José e Joinville —, 28 corporates e mais de 45 startups conectadas. Um dado que permite identificar o potencial transformador do programa está relacionado ao PIB interno do LinkLab Joinville, por exemplo, que soma mais de R$ 30 bilhões se juntar o faturamento anual de todas as corporates conectadas ao programa.
São patrocinadoras da Rede LinkLab atualmente as seguintes empresas: Nexxera — cofundadora do LinkLab Primavera —, Ambev, ArcelorMittal, Bloco/Brognoli, Catarinense Pharma, Faculdade Cesusc, Cisa, Dimas, Engie, FCDL, Flex, Governo de Santa Catarina, Havan, Hippo, Intelbras, Koerich, Marisol, Orbenk, OSTEC, Porto Itapoá, Realize, Schulz, Teltec, Tigre, Unimed, Weg, Whirlpool e YouCast.
(NSC, 19/02/2020)