Arteris desiste de participar do leilão da BR-101 Sul e diz que foca no Contorno Viário

Arteris desiste de participar do leilão da BR-101 Sul e diz que foca no Contorno Viário

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 18/02/2020)

A Arteris, responsável pelo trecho Norte da BR-101 em Santa Catarina, decidiu não participar do leilão do lote Sul, que ocorre na sexta-feira (21), em São Paulo. Três empresas apresentaram propostas. A presença da Arteris era considerada como certa justamente por conta da proximidade dos trechos, assim como a CCR, que administra a sequência na rodovia em solo gaúcho.

Mas, em nota, a concessionária da 101 Norte disse que “prioriza o Contorno de Florianópolis, principal obra do contrato de concessão da Arteris Litoral Sul, e decidiu não participar do leilão da BR 101/SC, entre Paulo Lopes e a divisa com o Rio Grande do Sul”. A companhia afirmou que concentra seus esforços de curto prazo na finalização das negociações com o Governo Federal e na mobilização do trecho sul da obra.

Segundo a empresa, já foi investido cerca de R$ 1 bilhão no projeto e, atualmente, conta com 1.300 profissionais nos trechos já em andamento da obra. A negociação que a Arteris se refere com o governo é o que falta para o avanço dos serviços na parte Sul do Contorno, principalmente os oito túneis que serão feitos.

Fontes ligadas ao dois lados disseram que se esperava uma solução ainda em janeiro de 2020, mas até agora não ocorreu um acordo. O valor a ser autorizado vai impactar diretamente no preço da tarifa das praças de pedágio já existentes na 101 Norte.