03 fev Agora o COEB é eco: menos 1300 copos descartáveis na natureza
Isso mesmo! Em 2020, o Congresso de Educação Básica da Prefeitura de Florianópolis (COEB) será *100% sustentável*. O evento, que ocorrerá nos dias 4 e 5 de fevereiro, contará com uma ecobag (sacola de pano) recheada de produtos muito legais e amigos do meio ambiente que serão distribuídos para os 1300 participantes.
A primeira novidade é o *lápis semente*, que contém na ponta oposta ao grafite, sementes encapsuladas de manjericão. Depois de utilizar todo o lápis feito com *madeira de reflorestamento*, os participantes poderão plantar a sementinha na sua horta para que nasça um pé do tempero. Lembrando que a plantinha deve ser regada diariamente para que germine. A invenção é do Instituto de Tecnologia de Massachusetts MIT (Estados Unidos) batizado em inglês como _Sprout_. A ideia é evitar o descarte dos toquinhos que sobram. Tem a caneta ecológica também, que é feita de papelão.
E tem mais, ao invés de utilizar copos descartáveis, o evento adotou *eco copos* de 200 ml, para serem usados não somente no dia, mas nas formações da rede municipal de ensino também. O Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos por ano. A utilização de eco copos evita em 80% os resíduos descartáveis em eventos, pois são 25 vezes mais ecológicos.
Sem contar a tradicional *ecobag* que agora está de cara nova. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, no Brasil são distribuídas cerca de 1,5 milhão de sacolas plásticas a cada hora, ou seja, 13 bilhões por ano. O Congresso adota a bolsa há anos, pois é resistente e prática, podendo ser levada para todos os lugares.
O secretário municipal de Educação, Maurício Fernandes Pereira, ressalta que o Coeb não é apenas um evento anual que leva propostas educacionais para o público, mas também tem como foco incentivar hábitos conscientes.
“Entregar estes materiais ecológicos e sustentáveis para os participantes do evento é uma ação transformadora que leva ao pensamento crítico sobre o meio ambiente”, afirma.
O COEB é promovido pela Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, e ocorrerá no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. Em sua nona edição, tem como tema “Educação Pública: sujeitos, direitos e práticas”.
(PMF, 31/01/2020)