29 jan São José é uma das cidades que mais geram empregos no Brasil
Da Coluna de Cacau Menezes (NSC, 28/01/2020)
São José ficou à frente de capitais importantes como Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Goiânia, além da capital catarinense Florianópolis.
A cidade é a segunda colocada em Santa Catarina e a 12ª do Brasil na criação de novas vagas de empregos, ficando à frente de grandes cidades como Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Goiânia, entre outras.
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, mostram que no acumulado do ano de 2019, São José teve saldo positivo de 5.383 vagas ultrapassando municípios como Chapecó, que somou um saldo de 5.169 e Florianópolis com saldo de 4.849, ficando atrás apenas de Joinville, que atingiu saldo de 6.491.
O setor que mais emprego foi o de Serviços de Atividades Administrativas, com um saldo positivo de 2.491 vagas, seguido pelo setor da Construção Civil, que apresentou uma grande retomada após dois anos em crise, com um saldo positivo de 1.158 vagas e, em terceiro lugar, o Comércio Atacadista e Varejista, que após um fraco desempenho em 2018, recuperou o fôlego em 2019 e atingiu a marca de 787 vagas positivas.
Cabe ainda destacar o setor de Tecnologia da Informação, que vem crescendo exponencialmente na cidade a cada ano e atingiu a excelente marca de 482 vagas positivas.