27 jan Programa Se Liga Na Rede ultrapassa 500 inspeções em Ponta das Canas e Canasvieiras
O programa Se Liga Na Rede inspecionou 501 imóveis em Ponta das Canas e Canasvieiras, no Norte da Ilha, de 31 de outubro até esta quinta-feira, 23. Os números apontam que 68% destes imóveis — casas, edifícios e estabelecimentos comerciais de grande e pequeno porte — apresentam ligações de esgoto irregulares, contra 32% que se já regularizaram ou encontravam-se regulares na 1ª inspeção do programa.
Dentre as inadequações encontradas pela equipe do Se Liga Na Rede estão: caixa de gordura inexistente ou inadequada, esgoto conectado na rede pluvial, pluvial conectada na rede de esgoto e até a não ligação do imóvel à rede.
Para se regularizar, o proprietário do imóvel recebe um prazo — que varia de 15 a 30 dias, a depender da irregularidade — para resolver o problema. Feitas as adequações, a equipe retorna para comprovar que as ligações estão corretas.
As informações dos imóveis que descumprirem o prazo são repassadas à Floram e à Vigilância em Saúde, ficando o proprietário sujeito a sofrer as penalidades previstas na legislação — como multa por crime ambiental, em caso de esgoto na rede pluvial, com valor de no mínimo R$ 5.000,00, ou até mesmo o lacre da ligação irregular.
O Floripa Se Liga Na Rede é um programa da Prefeitura de Florianópolis, em parceria com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e executado pela ECHOA Engenharia, que busca incentivar a população, através de consultoria técnica gratuita, a regularizar as ligações de esgoto de imóveis e comércios.
Ligações sanitárias inadequadas podem causar entupimento das redes públicas de esgoto e de drenagem com gordura, vazamento de esgoto na rua e contaminação de mar, rios e baías.
(PMF, 24/01/2020)