Ponte Hercílio Luz será exclusiva para pedestres e ciclistas aos finais de semana e feriados

Ponte Hercílio Luz será exclusiva para pedestres e ciclistas aos finais de semana e feriados

Em finais de semana e feriados, o acesso à Ponte Hercílio Luz será exclusivo para pedestres e ciclistas. É o que determina um decreto do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, publicado no Diário Oficial Eletrônico nesta quarta-feira (8). A passagem de veículos (inicialmente, apenas ônibus) ocorrerá apenas nos dias úteis.

A exceção poderá ser a Linha de ônibus Ponte Viva. O decreto prevê a possibilidade de liberação desse ônibus e de outros serviços especiais aos finais de semana, dependendo de autorização da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, “em sistema de via compartilhada e de baixa velocidade, desde que observada a eficiência operacional e estrita segurança dos pedestres”. Se, por exemplo, a ponte estiver tomada de pessoas, como dias seguintes à reabertura, a circulação de ônibus não será permitida.

O decreto 21.075 dispõe sobre a “continuidade do projeto Ponte Viva – Hercílio Luz para as Pessoas”. No artigo 7º, parágrafo 1º, o texto prevê o uso apenas de pedestres e ciclistas:

trecho de decreto

Decreto 21.075 dispõe sobre a continuidade do projeto Ponte Viva – Hercílio Luz para as Pessoas(Foto: Reprodução, Diário Oficial)

O decreto também descreve e delimita espaços chamados Boulevard Luz, nas cabeceiras continentais e insular da Ponte Hercílio Luz.

O Boulevart Luz Insular compreende a área situada entre a intersecção da Rua Felipe Schmidt com a Praça José Mauro da Costa Ortiga e a Rua Jornalista Assis Chateaubriand até a ponte, assim como o trecho da Alameda Adolfo Konder até a Almirante Lamego e os espaços lindeiros ao Parque da Luz.

O Boulevart Luz Continental inclui os espaços públicos da Avenida Governador Ivo Silveira, entre o acesso à ponte, o viaduto Presidente Kennedy até a intersecção com a Rua General Eurico Gaspar Dutra e a Praça Alziro Luz.

Os Boulevard deverão observar como prioridade a valorização das pessoas, apropriação dos espaços públicos, integração do transporte coletivo e maximização do desenvolvimento das atividades de lazer, esportivas, culturais e turísticas.

A ponte segue em obras até março. Por isso, a visitação é liberada apenas das 7h às 22h, e o acesso neste momento ocorre apenas pela cabeceira insular, em função da retirada de estruturas provisórias na cabeceira continental. A liberação para travessia de ônibus do transporte coletivo, inicialmente prevista para 13 de janeiro, só deve acontecer dia 27, começando exatamente pela Linha Ponte Viva.

(CBN, 08/01/2020)