Placas que indicam pontos impróprios para banho são vandalizadas em praias da Capital

Placas que indicam pontos impróprios para banho são vandalizadas em praias da Capital

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 18/01/2020)

O IMA (Instituto do Meio Ambiente de SC) está tendo “trabalhado redobrado”, segundo o gerente de laboratório e medições ambientais, Marlon Daniel da Silva, para garantir que os frequentadores das praias tenham informações corretas sobre a situação de balneabilidade da água.

É que em vários pontos das praias de Florianópolis as placas estão sendo vandalizadas, com a retirada total do selo de “impróprio” ou o corte de informações.

Na foto ao lado, na Cachoeira do Bom Jesus, o registro de local impróprio foi substituído pela legenda “Própria”. No entanto, quando o local é adequado ao banho, a cor é verde. Os locais apropriados tem a indicação em verde.

Durante a semana, o IMA teve que readesivar algumas vezes as placas em dois pontos da praia dos Ingleses – em frente à rua da Igreja e da rua do Siri. “O fato é recorrente”, lamenta Marlon.

O vandalismo priva os banhistas de informações que podem causar problemas de saúde a quem entra, inadvertidamente, em água imprópria para banho. Marlon alerta que, em caso de dúvida, as pessoas podem conferir a situação de balneabilidade dos pontos pelo site balneabilidade.ima.sc.gov.br.