20 jan Placas que indicam pontos impróprios para banho são vandalizadas em praias da Capital
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 18/01/2020)
O IMA (Instituto do Meio Ambiente de SC) está tendo “trabalhado redobrado”, segundo o gerente de laboratório e medições ambientais, Marlon Daniel da Silva, para garantir que os frequentadores das praias tenham informações corretas sobre a situação de balneabilidade da água.
É que em vários pontos das praias de Florianópolis as placas estão sendo vandalizadas, com a retirada total do selo de “impróprio” ou o corte de informações.
Na foto ao lado, na Cachoeira do Bom Jesus, o registro de local impróprio foi substituído pela legenda “Própria”. No entanto, quando o local é adequado ao banho, a cor é verde. Os locais apropriados tem a indicação em verde.
Durante a semana, o IMA teve que readesivar algumas vezes as placas em dois pontos da praia dos Ingleses – em frente à rua da Igreja e da rua do Siri. “O fato é recorrente”, lamenta Marlon.
O vandalismo priva os banhistas de informações que podem causar problemas de saúde a quem entra, inadvertidamente, em água imprópria para banho. Marlon alerta que, em caso de dúvida, as pessoas podem conferir a situação de balneabilidade dos pontos pelo site balneabilidade.ima.sc.gov.br.