Boias e placas são instaladas para reforçar segurança de banhistas na praia de Canasvieiras, em Florianópolis

Boias e placas são instaladas para reforçar segurança de banhistas na praia de Canasvieiras, em Florianópolis

O Corpo de Bombeiros e prefeitura instalaram neste sábado (4) sinalizações no mar e na areia da praia de Canasvieiras, um dos principais destinos turísticos de Florianópolis. A medida para reforçar a segurança dos banhistas ocorreu após o registro de duas mortes por afogamento no balneário nas últimas semanas de dezembro. A praia passa por obras de alargamento, que mudaram a faixa de areia.

Foram colocadas boias apontando os pontos em que podem ocorrer uma mudança na profundidade do mar. Segundo os bombeiros, a colocação das boias foi feita por uma empresa especializada, que mediu a profundidade do mar e delimitou a área de segurança.

“A primeira vez que eu vim, a orla era bem pequena e o desnível ali, ele era bem devagar. Ele ia descendo pouquinho por pouquinho. Agora ela tá uns 15 metros maior e o desnível ele vai de vez. Dá cinco passos e já desce”, explica o estudante Samuel Krabbe.

“Em torno de seis meses a um ano a praia vai voltar a característica que tinha no verão passado e é justamente neste momento que as pessoas precisam tomar ciência que a praia mudou. E aquela medida que ela tinha, adotava ano passado, não é a mesma desse ano e por isso que as boias estão delimitando até onde o banhista deve adentrar ao mar com segurança”, afirma o comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar Diogo Bahia Losso.

Além das boias, a praia agora tem nove guarda-vidas que monitoram a praia diariamente.Também há um monitoramento mais ostensivo com quadriciclo e placas de alerta.

“Uma série de medidas pra tornar a praia de Canasvieiras, mesmo no período de obras, segura. Para que as pessoas possam desfrutar dessa nova configuração que a praia de Canasvieiras, com uma área de areia maior o que tá fazendo com que mais banhistas também procurem a praia. A praia é segura desde que o banhista respeite as normas de segurança e respeite as recomendações dos guarda-vidas”, alerta Losso.

Alargamento
A faixa de areia tem atualmente entre 5 e 10 metros, e deverá ser ampliada para entre 40 e 50 metros. Com o fenômeno da maré alta, a área deverá ser de 30 a 35 metros, quando estabilizada. A obra de alargamento começou em outubro deste ano, e foi orçada em R$ 10,5 milhões, com licitação feita pela Prefeitura de Florianópolis.

(G1SC, 04/01/2020)