16 dez “Um guincho a cada 6 km é algo caro”, diz secretário estadual da Infraestrutura
Da Coluna de Renato Igor (NSC, 13/12/2019)
O secretário estadual de Infraestrutura, Carlos Hassler, vai procurar o secretário de mobilidade de Florianópolis, Michel Mittmann, para viabilizar uma parceria para solucionar problemas no trânsito da Capital. Nesta quinta-feira (12), milhares de motoristas enfrentaram transtornos depois que um ônibus estragou na SC-401. O guincho da prefeitura levou três para chegar ao local.
A rodovia é estadual e o contrato de guincho para esse tipo de serviço é com uma empresa de Palhoça, o que gera dificuldade de agilidade no deslocamento.
— Vou procurar a prefeitura de Florianópolis e marcar uma reunião com eles. Por mais que seja uma rodovia estadual, temos procurado junto à prefeitura para que ela tome a frente nessas questões. Um guincho a cada seis quilômetros é algo caro, por isso vamos conversar com a prefeitura para encontrar uma solução — disse Hassler.
O secretário ressaltou também que não há solução no curto prazo.
— Não é fácil de resolver. Há um número excessivo de carros na Ilha. A solução é incrementar o transporte coletivo para tentar tirar esse volume de carros das ruas. No curto prazo são soluções paliativas — explica o secretário.
Capacidade de carga
O secretário Hassler questionou se não é o momento de Florianópolis, em especial a Ilha de Santa Catarina, ter um estudo de capacidade de carga.
— Eu estou morando aqui há um ano, mas não conheço se há um estudo de capacidade de carga na cidade. Qual a cidade que queremos, qual a população que ela comporta, qual a capacidade do número limite de carros para que tenhamos uma cidade com mais qualidade — finalizou.