Problema na draga vai atrasar entrega do engordamento da praia em Canasvieiras

Problema na draga vai atrasar entrega do engordamento da praia em Canasvieiras

Operando há menos de um mês na Praia de Canasvieiras para fazer o engordamento da faixa de areia, a draga Elbe sofreu uma avaria no casco e ela precisará ser removida para um estaleiro no Rio de Janeiro, onde será feito o reparo. Assim, o município diz que haverá pequena prorrogação do prazo da entrega da obra. Pela manhã, o prefeito Gean Loureiro já havia admitido, em entrevista ao Conexão na manhã desta segunda-feira (02), que a obra poderia ser entregue mais pra frente por um problema no maquinário. 

“Estamos falando de equipamentos e pode ter falhas. Como a empresa sempre tem um plano B, se acontece um problema com uma draga tem outra para trazer e isso nos dá uma certa tranquilidade. Pode ter uns dias de atraso, mas nossa meta continua sendo ter a conclusão no mês de dezembro”, disse o prefeito.

Segundo o município, a draga precisou ser estabilizada antes de ser removida do local. Como o navio tem seguradora, é exigência dela a remoção até uma doca seca no Rio de Janeiro onde haverá a inspeção do casco. Neste caso, o navio entra em um espaço e a água é toda retirada. Depois, técnicos poderão verificar as avarias. A causa delas ainda não foi esclarecida.

“Estamos elaborando um plano de contingência para inibir ao máximo o impacto da obra e garantir a segurança de todos até o final da execução dos trabalhos de Dragagem e terraplenagem”, diz a nota da prefeitura. Possivelmente, o plano poderá indicar que os trabalhos vão entrar a temporada de verão e bloqueios na faixa de areia precisarão ser respeitados e fiscalizados para evitar que banhistas caminhem entre as máquinas.

Há 15 dias, uma equipe do Conexão subiu a bordo da draga Elbe para mostrar (vídeo) como era a operação do navio que pegava a areia da jazida para transportar até a beira da praia. Com capacidade para cinco vezes mais areia, ela fazia viagens com apenas duas vezes e meia a capacidade por falta de calado na praia, onde ocorreria risco de encalhar. A embarcação de bandeira holandesa já trabalhou no desassoreamento do Porto de Itajaí, o maior de SC, e no porto de Santos, o maior do Brasil.

Leia a nota divulgada pela prefeitura

Durante a execução da obra de engordamento da praia de Canasvieiras, a Draga Elbe sofreu uma avaria no casco durante a operação de dragagem. A Draga foi estabilizada e por prudência está sendo levada ao cais especializado (Doca seca) neste tipo de reparo, no Rio de Janeiro conforme exigência da seguradora. A previsão é de que no início da próxima semana ela volte a operar normalmente. Devido a este incidente possivelmente haverá uma pequena prorrogação do prazo da entrega da obra, todavia as atividades em terra continuam em andamento com serviços de terraplenagem e mudanças das linhas de dragagem. Com o avanço do prazo estamos elaborando um plano de contingência para inibir ao máximo o impacto da obra e garantir a segurança de todos até o final da execução dos trabalhos de Dragagem e terraplenagem.

(Jornal Conexão, 02/12/2019)