04 dez “Alargamento de Canasvieiras ficará pronto até 15 de janeiro”, promete secretário
O secretário de Infraestrutura de Florianópolis, Valter Gallina, afirmou nesta terça-feira (3) que a obra de alargamento da faixa de areia da praia de Canasvieiras, no Norte da Ilha, ficará pronta até o fim da primeira quinzena de janeiro.
A nova promessa de entrega foi feita após a prefeitura reconhecer, nesta segunda (2), que não será possível concluir a obra no prazo inicialmente estabelecido, que era 22 de dezembro, antes do início da alta temporada.
De acordo com a prefeitura, um acidente com a máquina que faz a dragagem da areia para o alargamento da faixa motivou o atraso. O equipamento, uma Draga Elbe, sofreu um rompimento no casco no último domingo (1º) e foi levado ao Rio de Janeiro para reparo.
Segundo o secretário Valter Gallina, a draga deixou a Capital catarinense na madrugada de segunda-feira (2). Ele calcula que a máquina chegará ao destino até esta quarta e que o conserto dure de três a quatro dias. A expectativa é que a draga retorne a Florianópolis na semana que vem, quando os trabalhos serão retomados em Canasvieiras.
— Precisamos ver como vão ficar os trabalhos quando a máquina retornar. Sabemos que não será possível trabalhar nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e também no dia 1º, que são dias de forte movimentação. A intenção é deixar pronta (a obra) na primeira quinzena de janeiro. Mas vamos tentar entregar ainda este ano — comentou o secretário.
Gallina também sustentou que o acidente com a draga é algo incomum em máquinas do tipo.
— O casco rompeu devido ao impacto numa pedra. Foi um acidente, algo que pode acontecer, mas que é incomum, pois é um equipamento moderno, com sensores — disse.
(Confira reportagem completa em NSC, 03/12/2019)