19 nov Vandalismo prejudica coleta de resíduos volumosos em Florianópolis
Da Coluna de Mário Motta (NSC, 18/11/2019)
A coleta de lixo feita pela Comcap é mantida pelo pagamento de uma Taxa cobrada em paralelo ao IPTU e dá à sociedade o direito de exigir da empresa responsável (no caso de Florianópolis a Comcap) o melhor serviço possível.
No entanto, parece que alguns integrantes dessa sociedade não conseguem compreender o que significa respeito e coletividade, agindo como vândalos e provocando inúmeros problemas para o coletivo por uma imbecilidade individual. Veja, por exemplo, o que ocorreu com duas caixas estacionárias para resíduos volumosos nessa madrugada em bairros de Florianópolis.
Uma havia sido instalada em frente à Horta Comunitária da PC3, no Jardim Atlântico, a outra na Praia da Joaquina. A Comcap – operadora municipal presta esse serviço para evitar que o usuário tenha de contratar remoção particular conforme determina a lei ou levar os materiais de grande volume aos Ecopontos. Também as usa, como no caso da Joaquina, como ponto estratégico para coleta dos resíduos de limpeza da orla. A última alternativa é pedir às comunidades que ajudem a cuidar do mobiliário de coleta e limpeza pública ou poderá suspender o serviço extra e gratuito de remoção desses resíduos (móveis e eletrodomésticos, pequenas quantidades de entulho e podas), prejudicando a maior parte dos contribuintes pela atitude de poucos.