13 nov Transporte marítimo e mobilidade urbana em discussão em Florianópolis
Nos dias 9 e 10 de dezembro será realizado em Florianópolis o Seminário de Conscientização dos Transportes Marítimos e Mobilidade Urbana: NÁUTICA FLORIPA 2019.
O objetivo do evento é elaborar subsídios para o desenvolvimento do transporte público aquaviário na região da Grande Florianópolis. O seminário está sendo organizado pela ACE (Associação Catarinense de Engenheiros) com apoio insterinstitucional do COMDES (Comitê Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis) e da Associação FloripAmanhã. O evento é gratuito e será realizado no Centro de Eventos da ACE, no parque de Coqueiros.
Clique aqui para se inscrever. O participante deve levar 1kg de alimento ou kit de higiene pessoal, que serão doados a uma instituição de caridade do estado.
Tema reflete no dia a dia das cidades litorâneas
Durante dois dias do NÁUTICA FLORIPA 2019 especialistas vão discutir diversas questões que envolvem a mobilidade: qualidade de vida, desenvolvimento ambiental, social e econômico da Grande Florianópolis, já que a mobilidade náutica reflete diretamente no dia a dia das cidades litorâneas, no custo do transporte, na segurança, entre outros. O seminário vai analisar também o impacto do desenho urbano na mobilidade de Florianópolis, pela condição de ilha. Toda a discussão vai englobar as cidades vizinhas, que também impactam a mobilidade de Florianópolis e vice-versa, com foco na Mobilidade Urbana Sustentável (MUS).
O resultado do evento vai subsidiar tecnicamente as ações visando os transportes marítimos em geral (públicos, de trabalho, lazer e turístico) e pretende mobilizar a sociedade para a implantação os transportes públicos marítimos de caráter metropolitanos.
Assuntos que serão discutidos durante o seminário
O seminário vai abordar as viabilidades dos transportes públicos em função dos resultados do PLAMUS (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis); analisar o modo rodoviário no sentido das suas limitações gerais: desenho urbano, infraestrutura e gestão; verificar as complementaridades entre os diversos modos de transportes públicos de modo a se operar em sistemas intermodais: rodoviário, aquaviário e aeroviário; verificar as condições gerais das áreas de navegação das baías norte e sul, bem como dos possíveis atracadouros; e abrir maior espaço para outras finalidades do uso do mar, especialmente as turísticas. Na pauta também estão os seguintes temas:
- Terras de Marinha: o que é por trás?
- Ordenamento Náutico: Estudo Complementar de Implementação.
- Tecnologia Subaquática: Soluções de engenharia civil e subaquática, abordando construção de emissários de efluentes e esgoto, serviços de dragagem, derrocamentos e atividades correlatas.
- Correção de barras dos rios: ajuste para pesca artesanal, navegação esporte/recreio, benefícios agregados à macro drenagem.
- Desafios e oportunidades para o mercado de cruzeiros em SC.
- Gestão Municipal de praias urbanas e concessões balneares.
- Direito da Orla.
- Planejamento Estratégico da Orla.
- Panorama dos Portos de Santa Catarina.
- Escola de vela: onde tudo inicia.
- Clube de Remo.
- Panorama da indústria náutica de recreio, lazer e comercial.
Vaja abaixo a programação completa:
Segunda-feira – 09/11/2019
08:30 às 18:00 – Credenciamento e Novas inscrições
Emissão de credenciais de pré-inscritos e cadastramento de novas inscrições
09:30 às 10:00 – Sessão Solene de Abertura com o engenheiro civil e presidente da ACE, Carlos Koyti Nakazima, o professor e coordenador do COMDES, Roberto de Oliveira, a presidente da FloripAmanhã, Anita Pires, a presidente do conselho da FloripAmanhã, Zena Becker e demais autoridades.
10:00 às 12:00 – Contextualização do Tema – Transporte Náutico em Florianópolis, com o professor e coordenador do COMDES, Roberto de Oliveira, a presidente da FloripAmanhã, Anita Pires, a presidente do conselho da FloripAmanhã, Zena Becker e representantes da Capitania dos Portos e da ACATMAR.
12:00 às 14:00 – Intervalo para almoço
14:00 às 15:15 – Debate sobre Transporte Maritimo com Prefeituras, com a participação de representantes das prefeituras de Forianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e do SEINFRA. Mediador: professor e coordenador do COMDES Roberto de Oliveira.
15:15 às 16:00 – LPM 1835 – Terras de Marinha, com o engenheiro cartógrafo, Obéde Pereira de Lima.
16:00 às 16:15 – Licenciamento ambiental de estruturas de apoio náutico – Como garantir um processo de licenciamento ágil e seguro, com o
biólogo Emerilson Gil Emerim.
17:00 às 17:45 – Aspectos técnicos ambientais para apoio do Plano de Ordenamento Náutico de Florianópolis, com o oceanógrafo da Univali, mestre em Engenharia Ambiental pela UFSC, dr. em geologia marinha pela UFRGS e responsável Técnico da Magnitude Mare, Alexandre Maimoni Mazzer.
17:45 às 18:30 – Tecnologia Subaquática, com o diretor técnico na SK Tecnologia Subaquática Ltda, Wilson Krause.
18:30 às 19:00 – Visita a exposição
Terça-feira, 10/12/2019
08:30 às 18:00 – Credenciamento e Novas inscrições
Emissão de credenciais de pré-inscritos e cadastramento de novas inscrições.
09:30 às 10:15 – Influencias meteorológicas no oceano, com o meteorologista da EPAGRI/CIRAM, Clóvis Roberto Levien Correa.
10:15 às 10:45 – Galvanização de peças metálicas e Segurança no Transporte marítimo, com o diretor proprietário da Galvanização Raitz & Cia LTDA, Jaime Raitz.
10:45 às 11:15 – Apresentação da Caixa de Assistência aos Profissionais do CREA – MÚTUA-SC, com um consultor financeiro da MÚTUA-SC.
11:15 às 11:30 – Intervalo
11:30 às 12:15 – Desenvolvimento de Abrigos Náuticos no Litoral Catarinense com o arquiteto e urbanista e membro do Conselho Estadual de Cultura, Dalmo Vieira Filho.
12:15 às 14:00 – Intervalo Almoço
14:00 às 14:45 – Esportes Náuticos na Ilha de Santa Catarina. com um representante da Federação de Remo de Santa Catarina – FERES
14:45 às 15:30 – Impactos antrópicos e a suscetibilidade das Baías da Ilha de SC à poluição por compostos químicos com a professora associada da Coordenadoria Especial em Oceanografia da UFSC, Alessandra Larissa Fonseca.
15:30 às 15:45 – Intervalo
15:45-16:30 – Turismo, geração de renda no litoral de Santa Catarina, com um representante da SANTUR.
16:30-17:15 – Litoral de Santa Catarina – Reflexões na Linha do Tempo / História
17:15 às 18:00 – Encerramento, com o engenheiro civil e presidente da ACE, Carlos Koyti Nakazima, o professor e coordenador do COMDES, Roberto de Oliveira, a presidente da FloripAmanhã, Anita Pires, a presidente do conselho da FloripAmanhã, Zena Becker e demais autoridades.
Saiba mais sobre Mobilidade Urbana Sustentável (MUS)
Para se ter Mobilidade Urbana Sustentável é necessário levar em conta quatro pontos para se ter equilíbrio econômico, ambiental e social:
- Desenho urbano: é a forma de traçar, estabelecer padrões de ocupação do solo, incluindo, neste caso, o meio aquático.
- Infraestrutura: a base de apoio para atividades diárias e corriqueiras da sociedade, onde, neste caso já o temos, que é o meio aquático.
- Transporte coletivo: é o meio mais eficaz tanto econômico, quanto socialmente de conduzir a sociedade às suas demandas de trabalho, saúde, educação, laser, por exemplo.
- Gestão integrada destas três vertentes acima.