Pesquisadores do IFSC fazem medição e descobrem nova altura máxima do Morro do Cambirela, em SC

Pesquisadores do IFSC fazem medição e descobrem nova altura máxima do Morro do Cambirela, em SC

O mais famoso entre os morros da Grande Florianópolis causou fascinação em um grupo de pesquisadores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Eles queriam medir com equipamentos modernos e de precisão a altura máxima do Morro do Cambirela, localizado em Palhoça. “Pelas cartas do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], informava-se que o cume tinha 1.043 metros. Queríamos usar outro método para chegar ao mesmo dado ou dado diferente”, explicou Rodrigo Dalmolin, que foi na expedição.

No dorso Sul do morro, o ponto mais alto encontrado por eles mede 1.052 metros, uma diferença de nove metros em relação à medição do IBGE, feita em 1983. A descoberta foi entregue ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), que administra o Parque da Serra do Tabuleiro, onde fica o Morro do Cambirela. O IMA informou que autorizou a pesquisa e que o resultado está em uso na base de dados do órgão.

Participaram da pesquisa cinco professores e um aluno egresso do curso de agrimensura do campus de Florianópolis, além de três mateiros, que ajudaram a abrir caminho pela mata no dia em que o grupo subiu o morro.

O técnico em agrimensura é o profissional que possui conhecimentos jurídicos e de técnicas de medições. Ele atua em questões legais das propriedades territoriais.

(Confira matéria completa em G1SC, 19/11/2019)