Movimento Floripa Sustentável discute proposta de revisão no plano diretor

Movimento Floripa Sustentável discute proposta de revisão no plano diretor

O Movimento Floripa Sustentável promoveu na manhã de quinta-feira (28) uma reunião para discutir o plano diretor de Florianópolis e a proposta de revisão do documento encaminhada pela prefeitura à Câmara de Vereadores. O evento contou com a participação do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, além de outros representantes do Município, de entidades e empresários da região.

“Nós temos um plano diretor, que já está em execução, mas precisa de muitos ajustes. Este evento foi uma oportunidade para o prefeito nos explicar como está essa situação”, disse a coordenadora do Floripa Sustentável, Zena Becker.

A empresária defende que “uma cidade sem plano diretor adequado e bem regulamentado é uma cidade que não tem crescimento ordenado, não tem desenvolvimento social, ambiental e econômico”.

Em abril de 2018, a prefeitura encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei PLC 1715/2018 que visa alterações parciais do atual Plano Diretor de Florianópolis. A proposta foi substituída pelo PLC 1715/2019, após discussões, sugestões e avaliações realizadas pelo Conselho da Cidade e equipe técnica do município referentes à versão apresentada em 2018.

Melhorar a aplicação da lei
As alterações propostas têm como foco melhorar a aplicação da lei, por meio da atualização e aprimoramento de conceitos e definições, de acordo com o Ipuf (Instituto De Planejamento Urbano De Florianópolis).

“As diversas discussões técnicas e comunitárias realizadas nos últimos anos foram condensadas e consideradas nesta proposta, assim como a melhoria da aplicação dos instrumentos previstos pelo Estatuto da Cidade”, informou o instituto.

No evento de quinta-feira, o prefeito Gean Loureiro falou sobre essas mudanças propostas no PL. Em seu discurso, ele também citou o edital do Parque Urbano e Marina da Beira-Mar Norte.

(ND, 28/11/2019)