26 nov Após mortes de capivaras, vistoria deve ser feita no novo acesso ao aeroporto de Florianópolis
A morte de capivaras no novo acesso ao Sul da Ilha e ao aeroporto de Florianópolis tem preocupado moradores e órgãos ambientais. A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina(IMA) devem fazer uma vistoria na rodovia esta semana para verificar a situação das passagens de fauna e como ocorreram os atropelamentos dos animais.
Desde que o trânsito foi liberado em 30 de setembro no trecho sul da SC-401, dando acesso ao novo aeroporto de Florianópolis e também a bairros do Sul da Ilha, cinco capivaras foram encontradas mortas. A PM ambiental acredita que elas tenham sido atropeladas. Outras duas capivaras foram capturadas vivas na pista de pousos e decolagens do aeroporto da capital.
Significa que tem alguma coisa que precisa ser ajustada, além do risco aos motoristas, uma época de verão, chegando turistas, de repente o turista aluga um veículo e já vem estragar a viagem logo no início do passeio. Vamos fazer uma vistoria conjunta com o IMA, para levantar o que está sendo feito ou não, o cronograma das obras, da colocação das telas, dos passa faunas”, diz o capitão da PM ambiental, João Hélio Schneider de Siqueira Santos.
Uma comissão externa de gerenciamento de risco, formada por integrantes do aeroporto e órgãos ambientais também está acompanhando essa situação.
(Confira matéria completa em G1SC, 25/11/2019)