Zurich Airport é modelo para Florianópolis e recebe, em média, 150 mil passageiros por dia

Zurich Airport é modelo para Florianópolis e recebe, em média, 150 mil passageiros por dia

Da Coluna de Moacir Pereira (NSC, 12/10/2019)

O aeroporto de Zurich, administrado pelo mesmo grupo que inaugurou o Floripa Airport no início deste mês, lidera a lista entre os melhores terminais da Europa. Sua estrutura oferece mais do que um aeroporto. É um empreendimento que atrai passageiros e visitantes, com todos os serviços encontrados em uma cidade.

Uma galeria envidraçada, em ponto estratégico do espaçoso e eficiente terminal, exibe uma coleção com 14 troféus com estilo parecido com a taça Jules Rimet, entregue aos campeões da Copa do Mundo, além de prêmios em cristal e placas douradas, todos com reconhecimento pela qualidade do terminal.

Num continente em que se destacam os aeroportos de Londres (80 milhões de passageiros por ano), Paris (72 milhões), Frankfurt (72 milhões), o de Zurich, com 40 milhões de passageiros anuais, distingue-se pela mobilidade, estrutura inteligente e características exclusivas. Sua performance representa uma experiência tão inovadora e desperta tanto interesse que há visitas guiadas em os roteiros turísticos da capital Suíça.

Passam, por dia, no aeroporto de Zurich 150 mil passageiros, vindos de todos os continentes. O painel digital indicando número dos voos, empresas áreas e destino, registra, no mínimo, 80 voos no período de duas horas. Os pousos e decolagens operam, simultaneamente, em três pistas.

A marca Swiss, comprada há 18 anos pela Lufhansa após a falência da Swissair, é predominante entre os aviões nos fingers e nas principais áreas do aeroporto. Mais de 55% dos voos são realizados pela empresa alemã, que, no edifício principal, tem 46 balcões de check-in.

São quatro os terminais: ABC integrados e o E, separado, mas de acesso rápido em trem silencioso que se move em colchão de ar. São 62 fingers. No desembarque, 30 esteiras de bagagem.

Executivos de multinacionais e turistas concentram a demanda. Por se situar no centro geográfico da Europa, o Zurich agiliza a vida dos viajantes pela facilidade das conexões. Operam 67 companhias aéreas, com 137 destinos para 63 países.

São 20,6 mil vagas de estacionamento, o maior “parking” da Suíça. A 6ª maior estação ferroviária funciona dentro do aeroporto, com 350 conexões de trem por dia, além de 1.450 conexões de ônibus, bonde e metrô de superfície.

Com cinco pisos, três para cima e dois no subsolo, ganham destaque os sistemas integrados de escadas rolantes e de elevadores, totalmente automáticos.

E, o mais importante: 27 mil pessoas trabalham no aeroporto de Zurique. Uma multidão que se movimenta nas áreas públicas, setores de segurança e bastidores, atendendo aos passageiros, levando mercadorias para os bares, lojas e restaurantes.

Inimaginável a logística de transporte de todos os produtos por caminhões, tratores, reboques, jamantas de combustíveis, nas áreas internas do aeroporto, sem interferir em seu funcionamento. E, na maioria dos casos, invisíveis para os visitantes.

Em síntese, o que distingue e qualifica o Zurich Airport é sua estrutura inteligente, a proximidade de conexões, a facilidade de acesso aos serviços, a higiene e limpeza de todas as áreas, o nível elevado dos serviços, a comodidade e o conforto. A prioridade é dar tranquilidade e o máximo de bem-estar aos passageiros e visitantes.

Porque o aeroporto de Zurique está entre os melhores da Europa
Um pergunta feita com frequência sobre as premiações já recebidas pela Zurich Aiport é “quais os fatores para este destaque europeu e mundial?”. Phillip Bircher, o porta-voz da empresa que mostrou toda a estrutura do aeroporto durante mais de duas horas, enumerou os principais fatores de sucesso do terminal, que é referência em atendimento no mundo:

1. Comodidade para os passageiros. C, com sinalização simples e objetiva é muito fácil fazer conexões e localizar o grande leque de serviços;

2. Tempo curto para as transferências, além de curtas distâncias entre as chegadas de uma cidade europeia para outra. Os terminais são integrados ou de rápido deslocamento pela proximidade;

3. Limpeza rigorosa: todas as áreas são fiscalizadas de forma permanente e os banheiros têm vistorias constantes dos funcionários;

4. A mobilidade é incomparável, por causa de fatores como a informação simplificada, os equipamentos de fácil uso e localização de voos, portões de embarque, estacionamento de veículos, ônibus, aluguel de carro, táxis, trens, metros de superfície, 125 lojas, 48 restaurantes, serviços médicos, etc. O Starbucks, por exemplo, tem seis lojas distribuídas no terminal. Há assistência especial para idosos, para deficientes e para qualquer emergência. Salas de ginástica também estão disponíveis. Os serviços de Internet wi-fi são gratuitos. Tudo fácil de localizar e muito perto, se comparado com outros aeroportos.