MPSC recomenda instalação de iluminação do novo acesso ao aeroporto em 30 dias

MPSC recomenda instalação de iluminação do novo acesso ao aeroporto em 30 dias

O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) vai expedir nesta terça-feira (8) uma recomendação para a SIE (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Mobilidade) para realização de ajustes na obra do novo acesso ao terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. De acordo com o titular da 30ª Promotoria de Justiça da Capital, Daniel Paladino, o pedido concede um prazo de 30 dias para realização dos ajustes, com destaque para a implantação de iluminação.

De acordo com Paladino, a recomendação antecede uma eventual ação judicial caso os ajustes não sejam feitos. O promotor destaca que já havia vistoriado a obra antes da liberação para o tráfego e constatado algumas adequações pendentes, mas que a colisão frontal registrada na última sexta-feira à noite apenas reforça a necessidade dos ajustes. “Do jeito que está não pode ficar. Daqui a pouco podemos ter outro acidente, até com vítima fatal”, afirma.

Paladino está ciente de que o prazo de conclusão de obra ficou para março de 2020, mas não descarta até a interdição de algum trecho do novo acesso se os ajustes não forem feitos. “As questões de segurança são prioritárias”, argumenta. Além da iluminação, a recomendação solicita a instalação de guard rails e de melhorias na sinalização vertical e horizontal.

“Já soube que instalaram alguns guard rails no final de semana. Se não houver a possibilidade de instalar os postes de iluminação em 30 dias, temos alternativas”, explica Paladino, citando os tachões reflexivos que são afixados na pista. Segundo o promotor, vistorias semanais serão programadas para acompanhamento dos ajustes. Além de representantes do MPSC e da SIE, as vistorias deverão ter a participação de integrantes do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura).

(Confira matéria completa em ND, 07/10/2019)